terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CORAGEM PARA RETROCEDER

CORAGEM PARA RETROCEDER
Palavra Ministrada nas Células de 22 à 28 de Fevereiro
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)

O que você faria diferente na vida se tivesse a chance de voltar e recomeçar?
2. ORAÇÃO INICIAL E LOUVOR (10 minutos)
3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (15 minutos)Textos bíblicos: João 16:8; Lucas 15:11-24.

O que você entende por arrependimento e do que precisamos nos arrepender?
O que fez aquele filho se convencer de que deveria voltar para casa?
Como e por que o pai recebeu o filho de volta?
4. COMENTÁRIO DO ASSUNTO (15 minutos)Líder, estude bem o conteúdo para que você consiga ministrar com segurança e dentro do tempo estipulado.Arrependimento significa “mudança de direção”, o mesmo que “conversão” (180 graus), pela consciência de um erro cometido. Essa consciência é dada pelo Espírito Santo, pois só Ele pode nos convencer do pecado (João 16:8).Se você entende que realmente tomou um rumo oposto ao de Deus, precisa voltar! Só existem dois caminhos: o da morte e o da vida. Deus nos persuade a escolher a vida; a decisão cabe a nós (Deuteronômio 30:19). O pecado é a direção contrária a Deus, o caminho de morte, pois: “O salário do pecado é a morte...” (Romanos 6:23).Mas, não basta acreditar, é preciso uma atitude. Tiago diz: “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem” (Tiago 2:19). Acreditar em Deus, ter uma religião, ser uma boa pessoa, ajudar os outros, tudo isso não significa andar na direção de Deus. Se religiosidade fosse coisa boa, certamente o mundo estaria melhor, pois as religiões só crescem a cada dia!Na parábola do Filho Pródigo, aquele filho, ao abandonar a casa do pai, entrou em decadência, até chegar à condição de penúria extrema. Foi quando ele caiu em si. “Cair em si” é como que acordar de um sono. As dificuldades da vida contribuem para nos tornar sensíveis à voz do Espírito Santo, que convence do erro e nos chama para Deus. Foi depois de cair em si que o jovem disse consigo mesmo: “Levantar-me-ei e irei ter com meu pai,...” (Lucas 15:18, 19). Ele deu meia-volta, voltou para seu pai; isso é arrependimento! E o pai o recebeu como filho, não como um empregado! Filho é sempre bem-vindo e o seu lugar é na mesa com o pai. Deus nunca nos rejeita! Agora vemos o resultado do verdadeiro arrependimento. O pai, disse: “Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o...” (Lucas 15:22). Com certeza, o filho estava maltrapilho e malcheiroso. Roupas limpas significam pureza, santidade e um novo caráter, uma nova identidade. As roupas revelam o que a pessoa é! E, continuando, disse: “Ponde-lhe um anel no dedo...” (Lucas 15:22). Anel significa aliança. Deus fez uma aliança conosco ao entregar Jesus. Agora, quando voltamos e nos entregamos a Ele, ela se completa. Ele disse também: “... E sandálias nos pés...” (Lucas 15:22). Sandálias significam “anunciar uma notícia”. A Bíblia diz: “Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz” (Efésios 6:15). Por todos os lugares onde aquele jovem fosse, contaria o que lhe tinha acontecido e como o pai lhe tinha recebido de volta em casa. O novilho é um símbolo do próprio Cristo (Lucas 15:23). Ele foi imolado em nosso lugar. Mas, através da Sua morte, podemos nos alegrar, porque Ele ressuscitou ao terceiro dia, vencendo o pecado e, como conseqüência, a morte. A festa é o resultado da atitude de arrependimento do filho: “Este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado” (Lucas 15:24).
5. APLICAÇÃO (10 minutos)Líder, faça a pergunta: você está convencido de que andou em direção oposta e está disposto(a) a voltar para Deus? Ore com todos:Senhor Jesus, eu quero voltar para casa, para Ti, o lugar da Tua presença. Estou consciente do meu erro, de que estava na direção oposta. Eu me converto a Ti, e não a uma religião. Sei que o Senhor me ama, me recebe como filho e tem o melhor preparado para mim. Recebo as roupas limpas, as sandálias e o anel. Hoje entro em aliança, decido Te obedecer e ficar para sempre contigo. Em nome de Jesus, amém!
Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Uma Dívida que já está paga.

UMA DÍVIDA QUE JÁ ESTÁ PAGA
Palavra Ministrada nas Células de 15 à 21 de Fevereiro
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)

Qual sentimento lhe ocorre quando alguém lhe perdoa por uma ofensa cometida?
2. ORAÇÃO INICIAL E LOUVOR (10 minutos)
3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (15 minutos)Textos bíblicos: Mateus 11:28, 29; Romanos 3:23, 6:23; I João 1:9.

O que Jesus espera que encontremos além do alívio? Por quê?
Qual foi a dívida que Jesus nos perdoou?
O que Jesus teria em mente ao dizer: “tomai sobre vós o meu jugo”?
4. COMENTÁRIO DO ASSUNTO (15 minutos)Líder, estude bem o conteúdo para que você consiga ministrar com segurança e dentro do tempo estipulado.Jesus não veio para dar apenas alívio, mas descanso para a alma. Uma bênção é um alívio, mas dura pouco tempo; pode ser um emprego, uma soma em dinheiro, uma cura... Ao fazer milagres Jesus começava com o alívio, mas, ao pregar o evangelho do reino, queria que as pessoas experimentassem o descanso para a alma.Muitos ficam apenas no primeiro nível, no superficial, pois correm de um lado para o outro buscando milagres. Freqüentam a igreja, consultam videntes, participam de rituais místicos, se envolvem com filosofias..., mas tudo isso não resolve o problema na raiz. Essas coisas até trazem alívio, mas não a paz definitiva!A raiz do problema está na alma cansada, no desgaste emocional. O cansaço vem por causa de um peso; este peso é o Pecado; o Pecado é se distanciar de Deus e assumir de forma auto-suficiente e orgulhosa o peso de administrar a própria vida. Como nenhum ser humano foi criado para levar essa carga, todos sofreram a conseqüência: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:23). A morte é a dívida que teríamos que pagar. Mas, ao morrer na cruz, Jesus assumiu a nossa morte, apagou a culpa, perdoou nossa dívida. A palavra “perdoar” significa “dar a perda”. Jesus decidiu perder Sua vida por amor a nós. Ele morreu a nossa morte, tomou o peso de volta. Se não tem mais peso, não tem mais cansaço!Então, para recebermos o descanso, precisamos entregar o peso, o pecado da vida auto centrada, reconhecendo que essa carga não é nossa. Agora Ele nos convida a tomar o Seu jugo, que é leve e suave! Jugo é o mesmo que “canga”, o aparelho de madeira que liga os bois quando puxam o arado. O jugo é colocado na parte posterior do pescoço, o que implica em abaixar a cabeça e aceitar andar lado a lado, aparelhado com Jesus. Isto é humildade: “... E aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração... (Mateus 11:29). Por natureza somos orgulhosos, resistimos a Deus, e dificilmente aceitamos entregar sem restrições o comando da nossa vida a Ele. Humildade é a disposição de abrir mão dos nossos paradigmas de pensamentos religiosos, filosofias, razão, direitos, argumentação, opiniões... Se tomar o jugo é andar lado a lado, então Jesus nos convida a um relacionamento: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Apocalipse 3:20). Cear é ter comunhão, é interagir. O segredo da felicidade e da realização não está em ir à igreja de vez em quando para buscar socorro no momento da aflição, mas é andar com Jesus! É não mais tomar a carga de volta, mas permitir que Ele governe sua vida!
5. APLICAÇÃO (10 minutos)Líder, peça que um dos discípulos compartilhe sobre a experiência de andar com Jesus;Faça a pergunta: você está disposto(a) a abrir mão de controlar a si mesmo e receber o perdão por esse pecado? Ore com todos:Senhor Jesus, eu Te agradeço por me perdoares assumindo o meu lugar na cruz. Obrigado por pagar a minha dívida e tirar o peso do meu pecado. Eu preciso mais do que um alívio; por isso, aceito tomar o jugo e entro num relacionamento contigo. Agora não mais andarei ansioso; abro mão do controle da minha vida e entrego tudo a Ti. Recebo o descanso para a minha alma. Em nome de Jesus, amém!
Líder, fale sobre a importância do Encontro com Deus e compartilhe um pouco sobre o propósito desse retiro.
Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

UM PESO QUE PODE SER REMOVIDO

UM PESO QUE PODE SER REMOVIDO
Palavra Ministrada nas Celulas de 08 à 14 de Fevereiro
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)

Qual o conceito que você tem de pecado?
2. ORAÇÃO INICIAL E LOUVOR (10 minutos)
3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (15 minutos)Textos bíblicos: Mateus 11:28; Gênesis 3:1-6; Romanos 5:12; Isaías 59:1, 2; Isaías 53:4.

A que tipo de cansaço e sobrecarga Jesus se refere em Mateus 11:28?
É possível fazer uma distinção entre “Pecado” e “pecados”?
O que o Pecado provoca no ser humano e qual a solução?
4. COMENTÁRIO DO ASSUNTO (15 minutos)Líder, estude bem o conteúdo para que você consiga ministrar com segurança e dentro do tempo estipulado.Jesus fala aos cansados e sobrecarregados, porém, não no sentido físico (Mateus 11:28). Talvez você não saiba por que está tão cansado, estressado ou deprimido... É que existe um peso que você não foi criado para carregar, uma carga emocional, no nível da alma. Os antidepressivos e a ciência da psicologia não conseguem resolver este problema, porque só quem entende de alma, foi quem a criou, o Deus Todo Poderoso!Somos criaturas de Deus, feitos a Sua imagem e semelhança. Isto é, somos um espírito, que tem uma alma e mora num corpo. Essa estrutura humana, espiritual, emocional e física não foi feita para andar independente de Deus. A Bíblia é como um Manual do Fabricante, através do qual Deus dá as instruções de uso para que o homem funcione bem. Adão e Eva, no Jardim do Éden, resolveram se desligar de Deus ao acreditarem que podiam ser iguais a Ele (Gênesis 3:1-6). Ao se rebelarem contra Deus, assumiram o controle de suas próprias vidas. Aquele que fora criado para funcionar em harmonia com Deus, resolveu desligar-se, voluntariamente, para andar sozinho. Mas, como a parte chamada “homem” só funciona corretamente conectada à parte chamada “Deus”, ao se desligar passou a funcionar muito mal. Foi quando a morte entrou no mundo e, com ela, toda a sorte de doenças, violência, desgraças, maldições, catástrofes, etc.Essa atitude de auto-suficiência e independência chama-se “Pecado”. Existe uma diferença entre “Pecado” e “pecados”. As atitudes pecaminosas são resultados do Pecado – separação de Deus. A palavra “pecado” significa “errar o alvo”. O ser humano errou o alvo quando se desligou de Deus pensando que podia andar sozinho. Assim, o Pecado entrou na raça humana e, por isso, todos pecaram! (Romanos 5:12).Não fomos criados para viver neste mundo corrompido, cheio de sofrimento e desgraças. Fomos projetados para o Paraíso, que não é necessariamente um lugar, mas a própria presença de Deus. É só nessa condição que funcionamos como deveríamos. O pecado, porém, é que faz essa separação: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida,... nem surdo o seu ouvido,... Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus...” (Isaías 59:1, 2). Quando Jesus diz: “eu vos aliviarei”, Ele está nos convidando a deixar sobre Ele a carga que não é nossa. Ele quer tomar de volta o controle de nossas vidas: “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si...” (Isaías 53:4). Jesus veio restaurar o relacionamento com Deus que estava bloqueado por causa do pecado, mas é preciso voltar-se para Ele em arrependimento!
5. APLICAÇÃO (10 minutos)

Que tipo de carga ou sofrimento você reconhece ser conseqüência do pecado em sua vida e que gostaria de depositar aos pés do Senhor?
Líder, permita que os visitantes (filhinhos) compartilhem. Ore por eles, de preferência colocando-os no centro, para que se sintam acolhidos por todos. Relembre que a célula está orando diariamente por sua vida para que Deus faça o milagre. Comece a falar sobre a importância de terem um Encontro com Deus, como experiência pessoal. Depois da ministração individual, faça a oração de entrega com todos juntos:Senhor Jesus, reconheço que sou pecador. Admito que esteja carregando um peso que não é meu, o de administrar minha própria vida. Arrependo-me de ter sido auto-suficiente até hoje dando as costas para Ti. Eu quero me reconciliar contigo. Remove o Pecado, limpa o meu coração e assume o comando da minha vida. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O Amor sem Limites

AMOR SEM LIMITES

Palavras Ministradas nas Celulas de 01 à 07 de fevereiro


1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)

  • Você concorda que é no momento da necessidade ou da crise que as pessoas mais se aproximam de Deus?

2. ORAÇÃO INICIAL E LOUVOR (10 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (15 minutos)

Textos bíblicos: Mateus 11:28; Lucas 6:19; João 3:16, 17.

  • Ao dizer: “Vinde a mim, todos...”, o que você acha que Jesus tinha em mente?
  • Qual a postura e o sentimento de Jesus em relação ao sofrimento humano?
  • O que, principalmente, Jesus veio demonstrar ao mundo?

4. COMENTÁRIO DO ASSUNTO (15 minutos)

Líder, estude bem o conteúdo para que você consiga ministrar com desenvoltura e dentro do tempo estipulado.

Deus preparou este momento em sua vida! Talvez você esteja passando por uma dificuldade e, por causa disso, começou a se aproximar dEle. Ou, talvez, alguém se aproximou de você e disse que Deus pode dar uma direção ou uma solução para o seu problema.

Todas as pessoas começam a se interessar pelas coisas espirituais em algum momento de suas vidas, e, geralmente, está relacionado a uma situação difícil. Pode ser enfermidades, dívidas, desemprego, separação, problemas familiares, enfim... Por isso algumas se sentem até constrangidas, não merecedoras, com a dúvida: “Será o que Ele está pensando de mim? Será que Ele vai me receber?”.

Todos vão à busca de Deus porque têm alguma necessidade ou ansiedade. Deus não nos condena por isso. Pelo contrário, Ele diz: “Vinde a mim...”. As multidões vinham a Jesus com os mais diversos problemas: “E todos da multidão procuravam tocá-lo, porque dele saía poder; e curava a todos” (Lucas 6:19). As pessoas queriam solução para os problemas da vida. E, por incrível que pareça, Jesus nunca rejeitou ninguém. Não encontramos em nenhum lugar dos evangelhos que Jesus tenha condenado alguém por buscar apenas cura, ou algum milagre. Ele curou a todos, recebeu a todos, Se interessou por todos, supriu as necessidades de todos.

Quando Ele diz: “Todos”, é porque não faz acepção de pessoas, não discrimina ninguém. Ele não recebe somente os que são mais religiosos ou os que, aparentemente, são mais bonzinhos! Antes de curar alguém Jesus nunca perguntou se a pessoa era religiosa, se ia à igreja, se era uma boa esposa, um bom marido, etc. Ele recebe a todos porque veio para todos!

Jesus, também, disse: “Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (João 3:17). A palavra “salvação” tem o sentido bem amplo. É salvação no espírito, alma e corpo. Quando Jesus curava alguém, Ele dizia: “a tua fé te salvou”. O milagre em nossa vida se manifesta pela fé; e Deus quer fazer o milagre em sua vida, só porque lhe ama!

Deus não suporta ver o sofrimento humano. Ele veio, não para nos julgar, ou nos condenar, mas para nos ministrar salvação! Não importa quem você é ou o que tenha feito, Ele diz: “Vinde a mim”.

5. APLICAÇÃO (10 minutos)

Líder, peça que um dos discípulos (jovens espirituais) dê um breve testemunho sobre qual necessidade o trouxe a Jesus e como foi o milagre.

  • Em que área de sua vida você tem necessidade de ser tocado(a) por Jesus hoje?

Líder, permita que os visitantes (filhinhos) compartilhem suas necessidades. Ore por eles, de preferência colocando-os no centro, para que se sintam acolhidos por todos. Deixe claro que a célula fará o compromisso de orar durante as sete semanas seguintes para que Deus faça o milagre.

Faça o desafio aos visitantes (ou aliançados) para que recebam a salvação em Cristo e orem todos juntos:

Senhor Jesus, obrigado por me amar. Sei que não me rejeitas nem me condenas. Assim como Tu me recebes também quero Te receber em minha vida. Arrependo-me dos meus pecados, principalmente de ter sido indiferente para contigo e auto-suficiente. Abro o meu coração hoje e Te recebo como meu Salvador e meu único Senhor. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)