segunda-feira, 22 de março de 2010

A BÊNÇÃO DE UMA ALIANÇA

A BÊNÇÃO DE UMA ALIANÇA
Palavra Ministrada nas Células de 22 à 28 de Março
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)
De maneira geral, quando se fala em compromisso, como as pessoas reagem?

2. ORAÇÃO INICIAL E LOUVOR (10 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (15 minutos)Textos bíblicos: I Coríntios 11:25; Marcos 16:16; Atos 2:38.
Ao cear com os discípulos Jesus Se referiu a que tipo de aliança?
Qual o significado do batismo nessa aliança com Deus?
O que é necessário, como pré-requisito, para que alguém seja batizado?

4. COMENTÁRIO DO ASSUNTO (15 minutos)Aliança é um acordo entre duas partes. No momento da ceia com Seus discípulos Jesus falou de aliança. Para que uma aliança seja válida, os dois lados precisam cumprir as cláusulas desse acordo. Jesus já fez a parte dEle, entregando-Se totalmente, até derramar todo o Seu sangue! Sangue significa vida. A sua parte é fazer o mesmo, a entrega total da sua vida em todas as áreas: espírito, alma e corpo. As figuras abaixo ilustram dois tipos de vida:



A primeira figura ilustra uma vida na qual Jesus está fora. Há completa desarmonia, pois Jesus não está no centro dos projetos dessa pessoa. O resultado é discórdia, frustração, sentimento de perda, depressão, estresse, rejeição, etc. A segunda figura retrata uma vida em que o “eu” está fora e Cristo no trono, no comando, portanto há completa harmonia, êxito e vitória em todas as áreas. O resultado é o fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22, 23). Qual dos dois você gostaria que representasse sua vida?A maneira como você declara essa entrega é fazendo uma aliança com Ele através do ato profético chamado batismo. Ato profético é a expressão física daquilo que se dá no espírito. A palavra “batismo” vem do grego “baptismo”, que significa “submergir”, “mergulhar”. Batizar é uma ordem de Jesus, pois cumpre um propósito espiritual em nossa vida (Mateus 28:19). É como a assinatura de um contrato, um sinal no mundo físico do que está em nosso interior, que é a disposição de segui-Lo. Através do batismo nos identificamos com Cristo em Sua morte (submersão), e ressurreição (emersão). Não é preciso estar “bem preparado”, somente crer e se arrepender (Marcos 16:16; Atos 2:38). O batismo é apenas o começo, o conhecimento bíblico e o aprendizado é um processo pelo resto de nossas vidas!Crer não é simplesmente acreditar, mas é o mesmo que confiar. A fé reflete a decisão de entregar a vida a Cristo (João 1:12). Arrependimento é mudança de direção, é decisão de abandonar o pecado e andar com Jesus. É mudança de mente e coração!Conforme Atos 2:38, o batismo traz dois resultados: os pecados são cancelados e recebemos o dom (presente) do Espírito Santo. O próprio Jesus, na pessoa do Espírito Santo, vem habitar em nós e conduzir nossa vida.

5. APLICAÇÃO (10 minutos)Facilitador, ao final destas oito semanas de aliança de oração, certamente o Senhor já Se manifestou de alguma forma na vida do aliançado. Esclareça que uma bênção tem seu efeito passageiro, mas uma aliança com Deus tem efeito eterno. Convide-o para o pré-Encontro e comunique o dia, local e horário. Será mais uma oportunidade para que dúvidas sejam esclarecidas.Ore responsivamente:Senhor Jesus, eu quero fazer uma aliança contigo. Creio em Ti e me arrependo dos meus pecados. Estou disposto a demonstrar minha entrega através do batismo. Sei que este ato profético é um compromisso com Jesus e não com uma religião. Estou pronto a receber o perdão pelos meus pecados e o presente da Pessoa do Espírito Santo em meu interior. Quero que o Senhor governe a minha vida para sempre. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)

terça-feira, 16 de março de 2010

UM NOVO ESTILO DE VIDA!

UM NOVO ESTILO DE VIDA!
Palavra Ministrada nas Células de 15 à 21 de Março
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)
Em sua opinião, o que, principalmente, impede que as pessoas sigam a Jesus?
2. ORAÇÃO INICIAL E LOUVOR (10 minutos)
3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (15 minutos)Textos bíblicos: Romanos 6:4; Marcos 1:16-20; Mateus 10:39.
O que pode significar andar em novidade de vida?
Que tipo de renúncias é preciso fazer para seguir a Jesus?
Que recompensa obtemos ao renunciarmos nossa própria vida?
4. COMENTÁRIO DO ASSUNTO (15 minutos)Facilitador, estude bem o conteúdo para que você consiga ministrar com segurança e dentro do tempo estipulado.
A palavra “discípulo” significa “alguém que caminha com seu mestre”. Jesus formou doze discípulos e lhes deu uma ordem: “Ide, e fazei discípulos...” (Mateus 28:19). Ser discípulo é andar com Jesus e, sendo Ele o Autor da vida, é andar em novidade de vida. Toda religião consiste em dogmas, mandamentos, regras, cargas, penitências, mas cristianismo se distingue porque não é religião, é estilo de vida! Este novo estilo de vida só pode ser assimilado e experimentado se houver uma renúncia dos paradigmas de pensamento e comportamento contaminados pelo sistema deste mundo.Jesus sempre deixou bem claro que, para ser um discípulo dEle, é preciso fazer uma renúncia: “Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:33).Os primeiros discípulos que Jesus chamou eram pescadores. O relato de Marcos 1:16-20 diz que eles largaram as redes, o barco e o pai. Foram três renúncias, cada qual com um significado.As redes. Por ser o instrumento de trabalho, pode significar o trabalho. A filosofia humanista e materialista coloca o trabalho em primeiro lugar, pois, para o mundo, tudo gira em torno do dinheiro. Muitos não têm tempo para Deus por causa do trabalho. Vivem para trabalhar e ignoram os princípios espirituais que são as bases para uma vida bem sucedida.O barco. Representa tudo o que é material. Renunciar os bens materiais é desprender-se deles no coração! Alguns não conseguem ou se recusam a seguir Jesus porque seus olhos estão voltados apenas ao que é material. Suas coisas se tornam ídolos no coração. Ídolo é tudo o que toma o primeiro lugar, ou o lugar de Deus em nossa vida – “Porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Lucas 12:34). O pai. Representa as pessoas que nos cercam..., familiares, parentes, amigos, etc. Muitos se recusam a seguir Jesus por causa da esposa, marido, namorado(a), pais, colegas, etc. Mas o relacionamento com Deus é o que fundamenta todos os demais relacionamentos – “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim” (Mateus 10:37). Eu apenas me rendo, Deus faz o resto. Renunciar é o mesmo que morrer para mim mesmo, o único requisito para ser ressuscitado e viver uma nova vida (Romanos 6:4). Cristianismo não é viver debaixo de regras e mandamentos para tentar ser uma boa pessoa; não é se esforçar para ser como Jesus, mas é morrer para si mesmo para que Jesus viva a Sua vida através de nós. Quando alguém diz: “A minha religião não permite...”, é porque ainda não recebeu a natureza divina. É proibido proibir! Quem tem a natureza do Deus Santo não precisa mais de leis nem de proibições, pois o padrão dEle, é infinitamente maior do que qualquer mandamento.
5. APLICAÇÃO (10 minutos)Facilitador, peça a um discípulo que compartilhe sua experiência de viver em novidade de vida e não uma religião. Ore responsivamente:Senhor Jesus, eu quero viver o cristianismo como estilo de vida. Quero me tornar um discípulo e não apenas um religioso. Eu renuncio tudo o que está tomando o Teu lugar de prioridade em minha vida. Eu renuncio a minha natureza pecaminosa, o meu velho estilo de vida e recebo a natureza de Deus, o Seu Espírito Santo. Estou pronto a perder minha própria vida, isto é, meus planos pessoais e minhas vontades, por causa de Jesus. Sei que, se eu perder minha vida por causa de Jesus, então vou achá-la. Eu recebo esta vida. Em nome de Jesus, amém!
Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)

segunda-feira, 8 de março de 2010

RENASCER – O COMEÇO DE UMA NOVA VIDA

RENASCER – O COMEÇO DE UMA NOVA VIDA
Palavra Ministrada nas Células de 8 à 14 de Março
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)
Se você batesse hoje à porta do céu, que argumento usaria para poder entrar?
2. ORAÇÃO INICIAL E LOUVOR (10 minutos)
3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (15 minutos)Texto bíblico: João 3:1-11.
Por que você acha que o religioso Nicodemos foi procurar a Jesus?
Na explicação de Jesus, o que é nascer de novo?
O que você acha que identifica alguém que nasceu de novo?
4. COMENTÁRIO DO ASSUNTO (15 minutos)Facilitador, estude bem o conteúdo para que você consiga ministrar com segurança e dentro do tempo estipulado.
Nicodemos era um dos líderes religiosos daquele tempo, muito zeloso e conhecedor das coisas espirituais, mesmo assim, Jesus disse que ele deveria nascer de novo para que pudesse entrar no reino de Deus (João 3:5). Reino de Deus não é o céu, mas é o governo, o domínio, o reinado de Deus sobre nossas vidas e sobre o mundo. Sem o novo nascimento, ninguém pode experimentar o relacionamento e o controle de Deus sobre sua vida. Nicodemos, com tantas qualidades, provavelmente, julgava-se pronto a entrar no reino de Deus. Passou, então, a interrogar Jesus: “... Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?” (João 3:4).Existe uma distinção entre o nascimento carnal e o espiritual (João 3:5, 6). Nascer de novo é nascer do espírito. Nosso espírito precisa renascer, pois está morto por causa do pecado.Nascer de novo é o mesmo que ressuscitar. O nosso espírito precisa receber o mesmo Espírito que ressuscitou Jesus dentre os mortos – o Espírito Santo (Romanos 8:11).O que aconteceu na cruz foi uma substituição. Quem deveria morrer éramos nós, pois nós é que pecamos. Ele morreu a morte de toda a humanidade e quebrou a maldição que veio por causa do pecado (Gálatas 3:13). Ele nos substituiu morrendo a nossa morte, mas também nos substituiu ressuscitando ao terceiro dia. Jesus neutralizou a causa da morte, que é o pecado, por isso não há mais morte. É nessa circunstância que a vida abundante se manifesta, uma vida de plena paz, realizada e fascinanteSe Ele nos substituiu, então, quando ressuscitou, também eu e você ressuscitamos com Ele (Romanos 6:4, 5). A vida do Espírito Santo já está disponível a todos. Porém, para ressuscitar tem que haver morte. Só se pode constatar ressurreição quando há morte comprovada. É preciso decidir morrer antes de receber a vida do Espírito. Assim como Jesus levou Sua cruz voluntariamente e decidiu morrer, também nós devemos tomar a cruz e morrer. A nossa ressurreição espiritual acontece quando nos identificamos com Ele na Sua morte. Ele disse: “E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:27).Assim como a morte de Jesus foi voluntária, a nossa entrega é também voluntária. Tomar a cruz não é um sofrimento, uma enfermidade, um castigo, mas é renúncia, é entrega, é morte do ego. Morte é renunciar o orgulho e, com ele, seus conceitos e pré-conceitos, padrões de pensamentos, opiniões, vontades, coisas, pessoas, enfim, o seu próprio caminho, para escolher o dEle. É se esvaziar de si mesmo para dar espaço a Deus. O Espírito Santo só ocupa espaço desocupado.
5. APLICAÇÃO (10 minutos)Facilitador, fale sobre a diferença que o novo nascimento fez em sua vida; o que você voluntariamente renunciou, mas o que recebeu de Deus. Pergunte: você está disposto a tomar a cruz, renunciando tudo que tem e é para receber a nova vida? Ore responsivamente:Senhor Jesus, eu renuncio tudo que sou e tudo que tenho. Eu me esvazio de mim mesmo para dar lugar a Ti. Decido voluntariamente tomar a minha cruz, morrer para mim mesmo, renunciando o orgulho, o ego, minhas vontades, opiniões, padrões de pensamento, coisas e pessoas, enfim, tudo o que toma o Teu lugar em minha vida. Eu quero nascer de novo. Recebo o sopro da vida, que vem pelo Teu Espírito Santo. Em Cristo sou ressuscitado para uma nova vida. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)

terça-feira, 2 de março de 2010

GRAÇA É PARA QUEM NÃO MERECE!

GRAÇA É PARA QUEM NÃO MERECE!
Palavra Ministrada nas Células de 1 à 7 de Março
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)
Você concorda que, de modo geral, ao fazerem o bem, as pessoas visam troca?
2. ORAÇÃO INICIAL E LOUVOR (10 minutos)
3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (15 minutos)Textos bíblicos: Efésios 2:8, 9; Lucas 15:25-32; Lucas 23:39-43.
O que podemos entender por “graça”?
O que indignou o irmão mais velho do “filho pródigo” e por quê?
Você acha que foi justo o ladrão da cruz ir para o paraíso com Jesus?
4. COMENTÁRIO DO ASSUNTO (15 minutos)Facilitador, estude bem o conteúdo para que você consiga ministrar com segurança e dentro do tempo estipulado.

Graça é um “favor imerecido”. A salvação é um “dom”, que significa “presente”. Ninguém pensa em pagar por um presente, pois, se tiver que pagar, deixa de ser presente! Aceitar a graça de Deus é um grande desafio. Fomos formados com o pensamento religioso de que devemos pagar pelo pecado, sendo castigados ou sofrendo alguma privação. Daí a idéia de penitência, pagar promessa, purgatório, etc. É difícil entendermos o que é graça porque a justiça humana não sabe o que é perdão. No reino físico tudo tem que ser pago, tudo vem por troca. Perdão é coisa divina! Na parábola do Filho Pródigo (Lucas 15:11-32), o jovem que abandonou a casa do pai não tinha direito algum, pois já havia recebido sua parte da herança e a desperdiçou. Mesmo assim o pai o recebeu de volta. Para o irmão mais velho o pai não foi justo, razão pela qual ficou indignado (Lucas 15:28-30).Aos olhos humanos a graça de Deus é mesmo injusta. Ser recebido e tratado com honra pelo Pai celestial sem termos feito nada para merecer, pelo contrário, tudo para não merecermos, é mesmo difícil de entender!Mas só pode se apropriar da graça aquele que reconhece que é pecador, que errou o alvo, que se desviou e deu as costas ao Criador e Pai. Ela se manifesta quando há humildade. Jesus andava com os pecadores, cobradores de impostos, prostitutas, e, por isso, era condenado pelas autoridades religiosas (Mateus 9:10-12). Ele disse: “... Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes”.Jesus recebia os pecadores, mas resistia aos religiosos, pois estes não reconheciam o seu pecado. Quem acha que não tem pecado não precisa da graça! Porém, todos são pecadores: “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23). A justiça própria cega essa percepção. Só volta para Deus quem “cai em si” e reconhece: “Pequei! Dei as costas para Deus e busquei minha própria direção”. Mas, sempre que alguém volta para o Pai, Ele o recebe de braços abertos, para sentar-se à mesa com Ele; isto é comunhão e relacionamento! Quando Jesus estava na cruz, dois ladrões foram também crucificados, um de cada lado. Um deles blasfemou, o outro reconheceu que merecia o castigo (Lucas 23:39-43). A este Jesus disse: “... Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”. Aquele ladrão fez muito mal às pessoas, não freqüentou uma igreja, nunca leu a Bíblia, não fez lindas orações, nem cantou belos hinos, mas foi para o paraíso com Jesus! Alguém diria: “Que injustiça!”. Mas graça é isso; injusta aos olhos humanos! Assim como aquele ladrão, nem eu e nem você merecemos! A graça nos alcançou porque Ele ama a todos igualmente. O ladrão nem mesmo pediu perdão, mas suas palavras revelaram o que estava no coração quando disse: “eu mereço”, ou seja, “pequei, por isso estou condenado”. A Bíblia diz que nossa parte é tão somente confessar, e confessar significa “concordar”: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” (I João 1:9).
5. APLICAÇÃO (10 minutos)Facilitador, faça a pergunta: você reconhece que não merece e que nada pode fazer para pagar por sua salvação? Ore responsivamente:Senhor Jesus, eu renuncio toda a justiça própria. Sei que nunca poderei pagar a dívida contraída pelo pecado. Eu me aproprio da salvação pela graça reconhecendo que nunca fiz nada para merecer. Confesso que pequei ao dar as costas para Ti e que mereço a condenação. Mas obrigado por me amar, me perdoar, me acolher e me dar vida eterna. Em nome de Jesus, amém!


Que Deus te abençoe tremendamente,

(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)