segunda-feira, 26 de abril de 2010

RELACIONANDO-SE COM O PAI

RELACIONANDO-SE COM O PAI
Palavra ministrada nas células de 26 de Abril à 02 de Maio
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)
Quando Deus começou a ser mais do que uma palavra para você? (o líder começa).

2. ORAÇÃO INICIAL (05 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO – Lucas 10:38-42 (30 minutos)
O que nos faz agir como Marta e o que é necessário acontecer para que possamos agir como Maria?
Os seus sentimentos de valor próprio surgem de suas realizações e conquistas ou de relacionamentos e experiências?
Quais as “muitas coisas” que distraem, preocupam e aborrecem você a ponto de não poder concentrar-se nas “melhores coisas”?
O que precisa acontecer em sua vida para que você tenha a atitude de Maria em relação a Cristo?

Comentário do assunto (Este texto é para que o facilitador estude o assunto a fim de que não se perca o foco durante a reflexão. Não é necessário ministrar todo o conteúdo novamente, apenas use-o para observações e complementos necessários).
Toda a palavra de Deus é uma história de relacionamentos: o desejo de Deus de Se relacionar com o homem, a quebra desse relacionamento pelo pecado e a restauração por meio de Jesus.
À semelhança de outros relacionamentos, relacionar-se com Deus implica em comunicação, e isso demanda tempo. Deus Se comunica conosco de duas formas fundamentais: através da Sua palavra e da oração. Quando meditamos na palavra de Deus recebemos revelação da Sua vontade para nossa vida, que é sempre boa, perfeita e agradável.
A oração, por sua vez, é um convite a intimidade. Não é uma formalidade sem vida ou uma simples recitação memorizada de uma lista de petições a Deus. É um diálogo, uma conversa. De fato, precisamos de habilidade para escutar a Deus, não apenas para atender nossas necessidades, mas também para interceder por outras pessoas.
As células só funcionam se houver um relacionamento adequado de todos com Deus e uns com os outros. Sem o devido relacionamento, as células se reunirão apenas para um programa social no nível da alma e não do espírito. A presença de Jesus numa reunião é resultado de um estilo de vida de relacionamento!
Quando os membros da célula têm o hábito de entrar diariamente em seus “quartos de escuta” com a célula em mente, certamente a reunião se torna sobrenatural! Para que os crentes se tornem canais de edificação, devem estar primeiro em contato com a Fonte. O ouvir precede o ministrar, como ocorria com o Senhor. (João 5:19, 20).
Entender nosso relacionamento com Deus e como devemos vivenciá-lo fará toda a diferença do mundo numa célula. Existem, na realidade, duas abordagens a respeito da vida na célula: a de Marta e a de Maria (Lucas 10:38-42).
A de Marta é a do desempenho. Marta queria impressionar a Jesus pelas suas obras. Ela representa as pessoas que trocam os valores: ao se ocuparem tanto com as “coisas de Deus” chegam a ponto de se distraírem. Acham que são as únicas que trabalham e criticam os que, a seu ver, não produzem nada para Deus. Para elas, realizar a tarefa é mais importante, mesmo que os relacionamentos sofram com isso.
A abordagem de Maria tem seu foco na Pessoa de Jesus. Seu maior desejo é ouvir a voz de Cristo. São as pessoas que recebem cura de suas feridas e descanso para a alma ao priorizar o estar com Ele. Jesus disse que Maria escolhera a melhor parte, sendo a única necessária. Esta não lhe seria tirada – produz essência, traz edificação, gera fruto espiritual. Nossa dificuldade é nos convencermos de que esta é a parte mais importante, diante de tantas necessidades a serem supridas e tanto trabalho a fazer!

4. APLICAÇÃO (10 minutos)
Dois a dois, confessem suas dificuldades de entrarem diariamente no “quarto de escuta”. Orem um pelo outro.

Como você tem se sentido em relação à célula? Reservem alguns minutos para intercederem juntos por cada membro e também pelos afastados.

5. EVANGELISMO (10 minutos)
O propósito de toda célula é crescer e multiplicar, do contrário ela morre! Facilitador, enfatize este assunto e permita que os discípulos compartilhem sobre as pessoas que têm como alvo. Intercedam juntos por esses nomes, lembrando que cada célula está sendo desafiada a alcançar uma pessoa e levá-la ao próximo Encontro.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

A IMPORTANCIA DE OBEDECER A DEUS

A IMPORTANCIA DE OBEDECER A DEUS
Palavra Ministrada nas Células de 19 à 26 de Abril
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)
Compartilhe dois a dois, em poucas palavras, qual a tua relação com a obediência.

2. ORAÇÃO INICIAL, (05 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (30 minutos) 2 Cr 24: 1-2; 17-22; 23-24; 2 Cr 25: 1-2; 14-16
O que é obediência? Como ela deve ser?
Você acha que é preciso obedecer a Deus? Por que?

Comentário do assunto
Como cristãos, precisamos entender que há dois tipos de obediência: a relativa e a absoluta.
Relativa: é a obediência devida aos homens (Sacerdotes, líderes), enquanto estão alinhados com a vontade de Deus e nos conduzem a caminhos corretos segundo a visão de Deus, devendo ser interrompida quando fugir dos princípios divinos.
Absoluta: é a obediência devida somente a Deus, e esta não tem restrições e tem que ser 100%.
A Bíblia nos deixa grandes exemplos de que a obediência a Deus nos leva a experimentar recompensas, e a desobediência a experimentar punições muitas vezes severas.
Joás tinha sete anos de idade quando começou a reinar, e reinou 40 anos em Jerusalém e fez o que era reto aos olhos do Senhor todos os dias do sacerdote Joiada (2 Cr24:1e 3).
Depois da morte do sacerdote ele deu ouvidos a líderes que não estavam alinhados com a vontade de Deus e que os convenceram a servir a deuses falsos, por isso veio grande ira da parte de Deus sobre Joás e sobre o povo de Judá e Jerusalém (2 Cr 24:17-18).
Deus nos dá chance de nos arrependermos e voltarmos ao seu caminho. Mais uma vez Ele usa um sacerdote, um profeta, para os reconduzir a si, mas eles resolveram não obedecer aos profetas e consequentemente a Deus (2 Cr 24:19), e apedrejaram a Zacarias o sacerdote por ordem do rei (2 Cr 24:20-22).
Sem a obediência a Deus, embora numerosos, nos tornamos fracos e vulneráveis e isso é tudo que nosso inimigo precisa para nos derrotar (2 Cr 24:23-24).
Não podemos cometer os mesmos erros que nossos pais, assim como nossos descendentes não podem cometer os mesmos erros que nós, isso é mais que uma questão de inteligência, se trata de sabedoria, de temor a Deus. “O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria”.
Devemos respeitar nossos pais, mas isto não significa que devemos concordar com o que eles fazem ou nos ensinam de errado. É bem menos doloroso aprender com os erros dos outros do que com os nossos.
Lembre-se, caso você tenha de alguma forma feito as coisas de seu jeito, desobedecendo a Deus, nem tudo “ainda” está perdido. Você precisa se arrepender, se humilhar diante de Deus, pedir perdão a Ele e daqui em diante tratar de obedecê-lo pra que nem você e nem seus filhos ou pessoas próximas venham ser punidos sofrendo as conseqüências de seus erros.
Precisamos aprender para que possamos ensinar, pois temos responsabilidade sobre os que nos sucedem.
Cabe lembrar que a obediência não deve ocorrer por medo, imposição ou racionalidade e sim como algo espontâneo que deve vir de dentro de nós. È preciso que seja de todo o coração e não parcialmente.
Joás é morto, e em seu lugar começa a reinar Amazias o seu filho, que acabou cometendo o mesmo erro do pai “começa obedecendo parcialmente, sem inteireza de coração” e de repente resolve fazer as coisas totalmente do seu jeito e desobedece a Deus, afasta-se dEle e acaba morrendo e atraindo maldição aos seus descendentes.

4. APLICAÇÃO (5 minutos)
Lembra-se? Obediência tem que ser de todo coração.Vale a pena ser obediente
O que você quer pra você e pra sua descendência, bênçãos ou maldição?
Então qual deve ser seu posicionamento com relação ao que Deus te fala pessoalmente, através de líderes ou pelos sacerdotes?

Orem todos juntos pra que Deus te dê cada vez mais entendimento da grandeza que é ser obediente a Ele. Ore também pela unidade e multiplicação da célula, e para que esta cidade creia em Jesus!

5. EVANGELISMO
Estabeleça metas de crescimento pra esta celula
Ore em duplas pela conversão de pelo menos uma pessoa incrédula que você conhece.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

O QUE É UMA CÉLULA?

O QUE É UMA CÉLULA?
Palavra Ministrada nas Células de 12 à 18 de Abril
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)
Compartilhe dois a dois, em poucas palavras, como foi, na infância, seu relacionamento em família.

2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR E OFERTAS (15 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (60 minutos)
Existe uma Comunidade perfeita. Qual é ela? (João 14:20, 23; João 14:18-21, 17:20-26; João 14:16-17). Como podemos ser uma comunidade assim?
O que vai acontecer ao sermos essa comunidade? (João 17:21-23). Por quê?
A célula existe para cumprir cinco propósitos fundamentais. Quais são e como podem ser definidos? (Mateus 22:37-39; 28:19-20).
Comentário do assunto
Assim como Igreja não é um templo, ou um lugar que se freqüenta, ou mesmo um culto, também célula não é uma reunião. A célula não acontece, ela existe. Reúne-se porque é família; não se torna família só porque se reúne. O que determina a existência da célula não é a reunião, mas o estilo de vida em comunidade de seus membros!
Existem famílias biológicas que não vivem como família, pois embora debaixo do mesmo teto, não há relacionamento; cada um busca o interesse próprio, não há afeto, não há amor. Se reunirmos grupos pequenos semanalmente somente para cumprirmos um programa de pregação e ensino da palavra enquanto todos continuam com sua vida isolada e egoísta, estamos ainda longe de ser igreja!
Sem células não há corpo. A Célula espiritual é uma unidade básica do Corpo de Cristo. Cristo encarnou em Jesus, agora Ele habita na Igreja (Mateus 18:20). O que torna uma célula viva e atuante não são as dinâmicas de grupo, os líderes eficientes, as habilidades para comunicar, as técnicas de reunião, as experiências espirituais... Mas tão somente a PRESENÇA viva de Cristo, Seu PODER atuante e Seu PROPÓSITO ministerial. Como Cabeça, Ele dirige a célula e concede dons aos membros.
A comunidade perfeita existe entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo, o que chamamos de trindade. Jesus prometeu que essa Comunidade estaria no meio de cada unidade básica do Corpo de Cristo (Célula) – o Pai (João 14:20, 23); o Filho (João 14:18-21, 17:20-26); o Espírito (João 14:16-17). Quando uma célula enfatiza a Sua presença, Cristo revela o Seu poder através dos dons espirituais. A célula existe para cumprir integralmente o propósito de Deus (Mateus 22:37-39; 28:19-20):
Adoração (Mateus 22:37). Amar a Deus é adorá-Lo. A célula, ao se reunir, atrai a presença de Cristo através da adoração, que é resultado de uma vida de obediência. Jesus disse que adoração não mais se limitaria a um tempo e espaço, mas seria estilo de vida (João 4:20-24).
Serviço (Mateus 22:39). Amar ao próximo é servi-lo. Amor é atitude e não sentimento. Numa célula todos servem e edificam uns aos outros através dos dons. Ninguém é egoísta ou apático, mas todos estão convencidos de seu sacerdócio.
Evangelismo (Mateus 28:19). Jesus disse “Ide” e não “vinde”. A célula existe para crescer e se multiplicar, por isso rompe as fronteiras do egoísmo nas quatro paredes para ir onde as pessoas estão. Jamais cogita permanecer fechada em si mesma! Todos os membros são necessários e fazem parte do processo de gerar filhos espirituais.
Comunhão (Mateus 28:19). O batismo é a entrada no Corpo. Cada membro da célula é comprometido com o Corpo, vivendo em comunhão uns com os outros. Comunhão não se resume a um evento semanal, mas é vida em comunidade sete dias por semana.
Discipulado (Mateus 28:19). O discipulado acontece no ambiente da célula. Não é uma classe à parte. Fazer discípulos é formar pessoas que exerçam influência pela força do caráter. É o que gera multiplicação de liderança.

4. APLICAÇÃO (5 minutos)
Orem todos juntos pela unidade da célula, e para que esta cidade creia em Jesus!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

A IGREJA ORIGINAL

A IGREJA ORIGINAL
Palavra Ministrada nas Células de 5 à 11 de Abril
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)

Como foi o acompanhamento em parceria na semana anterior?

2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR (15 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (45 minutos)
Aonde a Igreja se reunia nos primeiros séculos? (I Coríntios 16:19; Romanos 16:5; Colossenses 4:15; Atos 5:42). Por que é tão difícil voltarmos a essa prática?
Como eram as reuniões da Igreja? (Efésios 5:19; Colossenses 3:16; I Coríntios 14:26). Que benefícios isso trazia?
A Igreja vivia a prática do “uns aos outros” (Gálatas 6:2; Romanos 15:7; Efésios 4:2, 32; 5:21). Qual o único contexto em que isso se torna possível?
Como você pode contribuir para que a Igreja volte a ser como no início?

4. COMENTÁRIO DO ASSUNTO (15 minutos)
Em seus primeiros anos de existência a Igreja exerceu um papel impactante e transformador na sociedade – “... Estes que têm alvoroçado o mundo, chegaram também aqui” (Atos 17:6). Naquele tempo ser cristão era um estilo de vida, portanto, muito diferente do que se vive hoje. Com o passar dos séculos a Igreja perdeu sua força e se tornou u uma instituição. Ela saiu das casas e foi para os templos.
Os cristãos primitivos pensavam totalmente diferente de nós a respeito da Igreja. A Igreja eram as pessoas..., em primeiro lugar, em último e sempre. Não havia hierarquia, nem seminários teológicos, nem faculdades cristãs, nem escola dominical, nem corais, apenas grupos pequenos de crentes, pequenas comunidades! No início não havia nem mesmo um Novo Testamento. Tudo o que tinham era a comunhão; nada mais; nenhuma posição, nenhum prestígio, nem honra...
Na atualidade o pensamento popular se apegou a um prédio como sendo o símbolo identificador da igreja e a ênfase foi colocada em grandes e imponentes estruturas e sólidas catedrais. No início, “trabalhar na igreja” significava utilizar um dom ou exercer um ministério entre os cristãos onde quer que estivessem. Mas, lentamente passou a se tornar uma atividade religiosa dentro de um prédio... Essa distorção resultou em uma igreja tristemente empobrecida, que tem tido pouco impacto sobre o mundo e que se recolhe cada vez mais em um impotente isolamento.
A Igreja se reunia nas casas e os cultos eram participativos em vez de culto de espectadores (conforme textos acima). Era o ambiente propício para que as pessoas pudessem se expressar e edificarem umas as outras através dos dons espirituais (I Coríntios 14:26). O contexto comunitário permitia aos irmãos praticarem a mutualidade, a dinâmica “uns aos outros”!
Jesus disse: “... E sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18). O projeto de Deus não mudou – “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar” (Mateus 24:35). Tudo mudou, mas a Igreja não mudou, ela continua a mesma!
A célula é a própria Igreja, a família de Deus, onde todos os propósitos da Igreja se desenrolam. Através dos relacionamentos é que se desenvolve maturidade e se gera filhos espirituais. Esta é a Igreja que impacta e transforma a sociedade, pois está infiltrada na comunidade, cumprindo o “Ide” de Jesus (Mateus 28:19, 20). Células saudáveis tornam a igreja saudável que, por sua vez, se torna sal e luz neste mundo em decadência!

5. APLICAÇÃO (5 minutos)
Orem dois a dois pedindo que Deus abra o entendimento sobre o que significa viver em comunidade e também unção para transferir esses princípios aos filhos espirituais.

Aplicação entre os parceiros (próxima semana):
Qual a sua maior dificuldade no desafio de viver em comunidade? Orem uns pelos outros.