domingo, 27 de fevereiro de 2011

honra

HONRA

1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (05 minutos)

· Você sabe o que é honrar? R. Honrar é reconhecer o valor.

· Você acha que a honra é algo importante em nossa vida? Por que?

2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR E OFERTAS (05 minutos)

  • Ensine sobre a importância de uma oferta. Você mostrará sua maturidade obedecendo a direção de fazer a oferta na célula, abordando este assunto com sabedoria fé e temor a Deus.(Não esqueça de pegar o malote para a oferta com o Pr Dagoberto ou na Secretaria).

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (25 minutos) (Êxodo 20:12 e 1ª Samuel 2:30)

“A honra é um mandamento que prolonga a vida”

Comentário do assunto

A honra é um mandamento. O primeiro mandamento seguido de promessa. Dos dez mandamentos, sete falam sobre honra.

Infelizmente a cada nova geração o princípio da honra se perde um pouco mais. Filhos desonram seus pais por não entenderem esse princípio e por não serem ensinados dentro dele, resultando assim, em famílias destruídas.

As pessoas não aprendem mais a honrar os mais velhos. A quem não sabe honrar uma pessoa que vê e com quem convive, como honrará a Deus que não vê?

1Samuel 2 Conta a história de um sacerdote. Seus filhos desonraram ao Senhor Deus e ele não fez nada a respeito disso, não os corrigiu, nem repreendeu, ele honrava mais aos seus filhos do que a Deus. Por conta disso, Deus destituiu Eli da posição de Sacerdote e seus filhos morreram juntos todos no mesmo dia. Eli também morreu quando recebeu a notícia do falecimento dos rapazes.

A desonra está matando relacionamentos entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre amigos, entre patrões e empregados. E desonra traz a morte.

No versículo 30, do capítulo 2 de 1ªSamuel, Deus diz que honrará aqueles que O honrarem, mas desprezará aqueles que O desprezarem. Eli escolhido como um sacerdote. Recebeu honra de Deus perante o povo. Deus honra as pessoas publicamente e, da mesma forma, precisamos estabelecer este relacionamento com Ele. Honrando-o com tudo que somos e com tudo que temos.

Esaú desprezou a primogenitura e a honra de ser o patriarca de Israel. Foi algo ao terrível na sua vida, que a Bíblia conta que ele procurava um lugar para arrepender-se de sua atitude, porém não o encontrou.

Muitas vezes, sua atitude de desonra o levará a uma situação que não terá volta. Desprezar a Deus, aos pais, ao líder, ao pastor, aos governantes e a todos aqueles que Deus colocou para te abençoar é desonra.

Dar as costas para um rei era motivo de desonra. Mas hoje é comum ver os filhos, maridos, esposas, discípulos, funcionários, agindo com desprezo e indiferença, virando as costas e carregando o pecado da desonra.

O filho pródigo desonrou o seu pai desperdiçando a herança, mas veja que ele entendeu seu erro e foi até seu pai declarar que pela desonra, já não era digno de ser chamado de filho.

O arrependimento é o ato de voltar e não fazer mais aquilo que fazia antes. É um ato de honra.

Honra a quem Deus tem colocado em sua vida e, principalmente, honre a Deus com tudo que você tem. Ele o honrou primeiro permitindo que você chegasse até esta posição.

4. APLICAÇÃO (05 minutos)

Faça esta oração: Senhor Deus e meu Pai Celestial, hoje venho até Ti pedir perdão por toda desonra que cometi contra o Senhor e contra as pessoas que me ajudaram. Quero ter oportunidade de concertar isso. Ajude-me em nome de Jesus. Amém.

5. EVANGELISMO (05 minutos)

Fale do amor de Jesus, e do privilégio e vantagens de ser chamado a semear uma semente preciosa.

2011 será “o ano aceitável do Senhor”. Creia, as pessoas o receberão como Senhor e Salvador com muita facilidade.

“GANHAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR, E ENVIAR”

Deus te abençoe!

Líder: Deus te chamou para voar muito alto num vôo glorioso, mas lembre-se que para ocorrer este “vôo glorioso”, é preciso deixar a segurança, a tranqüilidade e o conforto do ninho.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

motivação

. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (05 minutos)
· Você sabe o que é motivação?
· Você acha que é importante uma pessoa ser motivada? Por que?
2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR E OFERTAS (05 minutos)
Ensine sobre a importância de uma oferta. Você mostrará sua maturidade obedecendo a direção de fazer a oferta na célula, abordando este assunto com sabedoria fé e temor a Deus.(Não esqueça de pegar o malote para a oferta com o Pr Dagoberto ou na Secretaria).
3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (25 minutos) (1 Samuel 30:6)
“Para tudo o que for realizar, manter-se motivado é fundamental”
Comentário do assunto
Qual verdadeiramente é a diferença entre uma pessoa motivada e uma desmotivada? Algumas pesquisas mostram que uma pessoa motivada produz e realiza 40% a mais que uma desmotivada.
Grandes empresas chegaram á conclusão que pessoas desmotivadas têm 87% de chances a mais de sair da organização, que usam mais o plano de saúde, que faltam mais dias de trabalho, criticam mais a empresa e recorrem mais à justiça contra a empresa em que trabalharam.
Ou seja, para tudo o que você for fazer, manter-se motivado é fundamental para o seu sucesso. Todas as pessoas merecem ser bem sucedidas, mas isso depende em primeiro lugar de você.
Quando você fica desmotivado, de quem é a culpa? De Deus, da sua família, do seu salário ou da sua igreja? Quando você cai desmotivado, quem deve reanimá-lo? O pastor, sua família, um presente ou Deus?
A Bíblia conta uma passagem tremenda. O grande Rei Davi foi a uma batalha, porém as coisas não saíram como ele esperava e todo povo ficou revoltado. Ele não tinha ninguém para motivá-lo.
“ E Davi se retirou para um lugar calmo e se reanimou em Deus” (1 Samuel 30:6b)
Ele não gastou tempo culpando as pessoas em sua volta, mas assumiu a responsabilidade por sua própria motivação. Ele se retirou e buscou a Deus, recebeu novas instruções que restauraram sua confiança e coragem. Ele se motivou no Senhor e voltou a conduzir sua tropa à vitória. O exército de Davi, naquele momento, queria até apedrejá-lo. Isso porque as pessoas sempre buscam um responsável pela sua desmotivação.
Esta é uma decisão que toda pessoa deve tomar: nunca culpar ninguém pelo seu desencorajamento, pela sua desmotivação. Você é responsável por se manter motivado e agora veremos alguns passos que precisamos dar para que isso aconteça:
1º Convicção do propósito da sua vida.
2º Encher-se daquilo que traz motivação.
3º Mantenha contato com pessoas inspiradas.
4º Nunca perca um evento que possa inspirá-lo ou motivá-lo.
5º Cuide de sua saúde.
6º Ter uma diversão.
7º Disciplina espiritual diária.
8º Motive as pessoas que o cercam.
4. APLICAÇÃO (05 minutos)
Faça esta oração: Senhor Deus, me ajude neste dia a superar cada uma das minhas dificuldades, Ajuda-me a recobrar o ânimo, pois sei que no Senhor eu encontro força para continuar e vencer. Obrigado. Em nome de Jesus.Amém.
5. EVANGELISMO (05 minutos)
Fale do amor de Jesus, e do privilégio e vantagens de ser chamado a semear uma semente preciosa.
2011 será “o ano aceitável do Senhor”. Creia, as pessoas o receberão como Senhor e Salvador com muita facilidade.
“GANHAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR, E ENVIAR”
Deus te abençoe!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

COMO VENCER UMA GUERRA

1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (05 minutos)

  • Você já guerreou contra um problema, uma dificuldade, uma enfermidade?
  • E como foi esta guerra, você venceu e cresceu ou foi derrotado?

2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR E OFERTAS (05 minutos)

  • Ensine sobre a importância de uma oferta. Você mostrará sua maturidade obedecendo a direção de fazer a oferta na célula, abordando este assunto com sabedoria fé e temor a Deus.(Não esqueça de pegar o malote para a oferta com o Pr Dagoberto ou na Secretaria).

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (25 minutos)

(II Crônicas 20:15)- E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá; assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus. “Uma guerra é feita por muitas batalhas. Se você perdeu uma batalha não significa necessariamente, que já perdeu a guerra”

Comentário do assunto

O livro de Josué conta as histórias que o povo de Israel teve que enfrentar. Primeiro lutaram contra a grande Jericó, cercada por uma fortíssima muralha. Depois contra a cidade de Ai,uma batalha muito interessante, que eles acabaram não vencendo.

Uma guerra é feita por várias batalhas. Se você vencer uma batalha, não significa, necessariamente, que venceu a guerra. E também se você perdeu uma batalha não significa necessariamente, que já perdeu a guerra.

Mas nunca se esqueça que a bíblia diz que Deus é o Senhor da guerra e Ele é quem nos dá vitória em todas elas. Você pode ter perdido algumas batalhas em sua vida, pode ter perdido sua casa, trabalho ou ministério, mas o Senhor cuidará de você e o ajudará a conquistar a guerra!

Ai era uma cidade muito pequena, talvez a menor com que eles lutaram, mas acabaram perdendo e voltaram frustrados para casa. Entenda isso: perder uma batalha não é vergonha, é ensinamento e aprimoramento, é experiência e discernimento para as conquistas futuras.

Aprenda alguns passos para quando se perde uma batalha, mas deseja vencer a guerra:

1º passo: Remova da sua vida todo desânimo.

(Josué 7:5)- E os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e os perseguiram desde a porta até Sebarim, e os feriram na descida; e o povo se desanimou completamente.

O povo teve seu coração derretido. O texto diz que eles desanimaram totalmente.nenhuma pessoa desanimada vence uma guerra.o desânimo é o carimbo, o selo do seu fracasso. Você é totalmente responsável por reanimar-se. Você pode ter perdido a batalha contra uma doença, um problema familiar, uma crise financeira, mas não se esqueça que reencontramos em Deus toda força que precisamos. Reanime-se em Deus e você terá a chance de vencer essa guerra.

2º passo: Levante-se e reaja.

(Josué 7:10) - Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?

Quando se perde uma batalha, tem-se o direito de chorar, de entristecer-se, e buscar consolo, mas se esta perda nos levar a ficar prostrados e sem reação, com certeza, perderemos a guerra. Perder uma batalha é o momento de reavaliar, de buscar onde erramos, quais os seus pontos fracos ou o que precisa ser mudado. Dê crédito às promessas de Deus em sua vida, e não às derrotas momentâneas que você está passando.

3º passo: Consagre-se a Deus.

(Josué 7:13) - Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós.

Tome uma atitude! Retire de sua vida o que impede seu relacionamento com Deus. Remova da sua vida o que é pecado, pois a bíblia diz que os pecados fazem separação entre nós e Ele. Remova o que o impede de buscar a Deus. Alguns destes causadores podem ser muitas vezes a preguiça, o desânimo, a televisão ou a internet, um relacionamento ou amizades, um vício ou até mesmo um hobby. É Dele que vem a força e a sabedoria para vencermos.

4º passo: Vença por meio da fé.

(Josué 8:18)- Então o SENHOR disse a Josué: Estende a lança que tens na tua mão, para Ai, porque a darei na tua mão. Crer é um ato racional, é uma decisão que só você pode tomar.

Quando se perde uma batalha, o medo, a frustração, os questionamentos e um sentimento ruim de fracasso vêm, mas o Senhor tem uma palavra pra você: ainda não chegou o fim! Essa foi apenas uma batalha, o senhor dos Exércitos irá contigo e te dará vitória sobre toda guerra.

Acredite! Você nasceu para ser muito mais que vencedor e nesta guerra o Senhor Deus já lhe deu a vitória.

4. APLICAÇÃO (05 minutos)

Faça esta oração: Senhor Deus, hoje eu entendo que muitas batalhas que perdi eram oportunidades para meu crescimento para vencer a guerra. Eu lhe peço que remova da minha vida o desânimo e me ajude a continuar. Eu quero te buscar a cada dia mais e pela fé declaro que já venci essa guerra. Obrigado pela vitória, em nome de Jesus. Amem!

5. EVANGELISMO (05 minutos)

Fale do amor de Jesus, e do privilégio e vantagens de ser chamado a semear uma semente preciosa.

2011 será “o ano aceitável do Senhor”. Creia, as pessoas o receberão como Senhor e Salvador com muita facilidade.

“GANHAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR, E ENVIAR”

Deus te abençoe!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

SEMENTE PRECIOSA

1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (05 minutos)

Você já plantou ou viu alguém plantando um a semente ou um pé de pepino?

Qual a expectativa de se colher deste pé de pepino? Por acaso você esperava colher manga deste pé de pepino?

Obs: “O que eu plantar, vou colher”.

2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR E OFERTAS (05 minutos)

  • Ensine sobre a importância de uma oferta.
  • Não esqueça de pegar o malote para a oferta com o Pr Dagoberto ou na Secretaria.

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (25 minutos)

Gálatas 6:7 - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Salmos 126:6 - Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

A lei da semeadura é uma das leis mais importantes que existe sobre a face da terra. É como a lei da gravidade em que todas as pessoas estão sujeitas a ela.

Comentário do assunto

Precisamos aprender a semear no tempo bom, mas também no tempo em que nada se tem para dar.

Esta atitude se tornará uma semente preciosa, tão poderosa que terá o poder de nos libertar do cativeiro, de abrir uma nova e boa temporada de colheitas do céu para sua vida.

Salmo 126:6, fala que quando se semeia a semente preciosa, também recebemos uma colheita preciosa. Creia que o resultado de uma semente preciosa é de uma colheita igualmente preciosa e que não para de produzir.

A bíblia também conta a historia de uma viúva. Deus a mandou cuidar do profeta Elias. Havia uma seca de três anos e todos viviam em um ambiente de total escassez. Você sabe o que o profeta pediu para a viúva? Um pouco de água. A água era algo precioso naqueles dias.

I Reis 17:8-10 Então veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: “Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba”.

Depois de dar ao profeta água, algo tão precioso, ele ainda pediu que lhe desse alguma coisa para comer. I Re 17:13-16

Preste bem atenção! Esta refeição era de extrema importância para a viúva e seu filho, seria a ultima refeição que iria fazer. Quando você tem algo na sua mão que não é suficiente para alcançar o que deseja, isso não é a sua colheita, e sim a sua semente. Não coma, mas semeie.

Veja o que acontece com uma semente preciosa: I Reis 17:13-16

Preste atenção na primeira frase do profeta; Não temas! Todas as vezes que for dar uma semente que é muito preciosa, ou que significa muito, poderá vir na sua mente a dúvida ou o medo.O medo quer que você pense que Deus não poderá fazer o que ele prometeu. Se o medo lhe vencer você nunca experimentará o que Deus pode fazer com uma semente preciosa.

A semente é a forma que Deus deu ao homem de experimentar o poder da multiplicação.Quem você é hoje é a colheita de tudo o que você semeou até aqui, mas tudo que você colherá amanhã também será a colheita daquilo que você semear hoje.

Está em suas mãos o poder de criar um futuro diferente. Semeie em todas as áreas as melhores sementes e colha os melhores resultados.

4. APLICAÇÃO (05 minutos)

Faça esta oração: Senhor Deus, eu desejo entender como funciona e o que significa a lei da semeadura. Quero colher o melhor desta terra em todas as áreas da minha vida. Ensina-me a semear e usar esta lei em meu beneficio. Em nome de Jesus, amém.

5. EVANGELISMO (05 minutos)

Fale do amor de Jesus, e do privilégio e vantagens de ser chamado a semear uma semente preciosa.

2011 será “o ano aceitável do Senhor”. Creia, as pessoas o receberão como Senhor e Salvador com muita facilidade.

“Ninguém escapa dos efeitos da lei da semeadura, portanto aprenda a semear uma semente preciosa e prepare-se para uma colheita também preciosa”.

“GANHAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR, E ENVIAR”

Deus te abençoe!