segunda-feira, 7 de setembro de 2009

NOVA NATUREZA
Palavra ministrada nas Células de 07 de Setembro À 13 de Setembro de 2009

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:12, 13).

A Bíblia nos fala sobre a necessidade do novo nascimento.

Nascer de novo é receber uma nova natureza.

O evangelista João nos esclarece sobre o que vem a ser esse novo nascimento: não é da vontade da carne, nem da vontade do homem! O novo nascimento é da vontade exclusiva de Deus.

Ao nascermos fisicamente somos resultado de uma vontade humana.

Porém, todo ser humano precisa experimentar outro nascimento, um novo nascimento, um nascimento espiritual.

Então é um milagre.

A vontade de Deus é gerar uma multidão de filhos semelhantes a Ele, por isso enviou Seu Filho Jesus ao mundo para começar uma nova descendência.

Ele “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (João 1:11). Ou seja, Ele Se manifestou entre o povo judeu, mas eles não O reconheceram e ainda não O reconhecem como Messias.

Mas o texto diz: “... A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” (v.12).

Nem todos O recebem, mas os que O recebem se tornam filhos, experimentam o milagre do novo nascimento.

Quando alguém nasce da vontade de Deus, nasce do Espírito Santo e recebe a natureza de Deus. O Espírito Santo é a Pessoa e a natureza de Deus.

Um filho legítimo tem o mesmo DNA do pai, a sua herança genética.

Assim também, todo aquele que nasce de novo, recebe a essência de Deus.

É da vontade de Deus que todas as pessoas tenham essa natureza divina, mas só os que a recebem é que experimentam.

Ele espera que, voluntariamente, as pessoas creiam nEle e O recebam - “... aos que crêem no seu nome” (v.12).

Só o novo nascimento produz nova natureza.

Tentar viver o evangelho sem essa experiência é pura religiosidade!

Têm pessoas que estão apenas amarradas pelas regras e vivem um evangelho do “não pode”, “é proibido”, “minha religião não permite”... Elas não experimentam a alegria de servir ao Senhor, por isso, passam uma impressão totalmente distorcida do evangelho às outras pessoas.

A Bíblia diz: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados” (I João 5:3).

Os mandamentos não são pesados quando vividos por amor, na força da natureza divina!

Quando alguém recebe a nova natureza, ela muda na essência.

Seus gostos mudam, suas vontades e ansiedades são redirecionadas, sua forma de pensar e agir tomam outra perspectiva.

Ela não precisa mais ser vigiada, nem mais depende de comandos humanos, pois o Espírito Santo que habita nela é suficiente para convencê-la do erro e afastá-la do pecado.

Tal pessoa não é manipulada por outra, mas serve ao Senhor voluntariamente.

Novo nascimento produz novo comportamento: “... Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” (Efésios 4:21-24).

Para se revestir do novo homem é preciso se despir da roupa velha.

Quando uma pessoa está em depressão, por exemplo, ela relaxa na sua maneira de vestir, como também com o cabelo, as unhas, etc.

Mas quando é curada e está de bem com a vida, volta a se preocupar com a aparência.

Assim é também no reino espiritual. Quando uma pessoa ainda não nasceu do Espírito, ela não tem muita preocupação com a roupa espiritual: as qualidades de caráter e o comportamento diante das pessoas, pois vive apenas no natural e seu egoísmo está aflorado.

Mas quando recebe a Cristo e a essência de Deus entra nela, inicia-se um processo de renovação da mente onde a roupa velha é arrancada, que são os antigos hábitos, a maneira de pensar, os conceitos religiosos e, principalmente, as falhas de caráter que prejudicam os relacionamentos.

Tentar se revestir do novo homem sem uma nova natureza é o mesmo que tentar colocar uma roupa limpa sem tomar banho, é tentar viver uma aparência de justiça e santidade.

Receba a nova natureza, que vem pelo agir de Deus em resposta a uma decisão pessoal de receber a Cristo. Faça esta oração:

Senhor, eu quero esse milagre em minha vida. Não estou conformado com a religiosidade. Confesso que me esforço para ser uma pessoa melhor e não consigo. Sei que na minha força natural isso não é possível, por isso quero a Tua natureza em mim, o teu DNA, o Teu Espírito Santo. Arrependo-me dos meus pecados e renuncio a velha natureza. Eu creio em Jesus e O recebo como meu Salvador e Senhor e, assim, me torno filho de Deus. Renuncio as vestes velhas e sujas e me aproprio das vestes limpas, um caráter de verdadeira justiça e santidade. Em nome de Jesus, amém!


Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário