segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O TEMOR DO SENHOR
Palavra ministrada nas Células de 12 de Outubro À 18 de Outubro de 2009

O dicionário de língua portuguesa define temor: medo, susto, sentimento de reverencia ou respeito.

O medo é um dos principais sentimentos humano. O ser humano esta tomado por este sentimento, as pessoas tem medo da morte, de doenças, da velhice, enfermidade, sofrimentos de crises econômicas, de guerras e do próprio homem, etc.

Hoje com todas essas ondas de crises, violência e catástrofes no mundo, tem aumentado ainda mais o medo. Mas o que estamos abordando é o temor que consiste em um sentimento de reverencia ou respeito, que o salmista Davi diz no Salmos 111:10 “O temor do Senhor é o principio da sabedoria”. Eu creio que você deseja andar com sabedoria e segurança diante de uma sociedade temerosa, inconstante e insegura, para refletir a glória do nosso Deus.

Em que consiste o temor do Senhor:

Em Provérbios 8.13 diz “O temor do Senhor é odiar o mau, o orgulho, a arrogância, o mau caminho, e a boca perversa”. O temor do Senhor está ligado à obediência.

Mas para obedecer precisamos conhecer ao Senhor, se não o conhecemos como vamos ter o temor? Precisamos conhecer mais ao Senhor e seu amor, seus mandamentos e estatutos, para então podermos reverenciá-lo. O caminho para conhecer é através da palavra, oração e comunhão íntima com Deus. Assim teremos o mesmo sentimento que Ele; odiaremos o mau e daremos nosso coração e alma para o bem.

Odeio o orgulho

Este é outro pecado que Deus abomina. O orgulho nasceu no coração de Lúcifer, que o levou a cair em transgressão. Este é o pecado base, pai de todos. Ele esta arraigado em todo ser humano. A pessoa orgulhosa é aquela que quer ser mais do que realmente é. Sempre será mais fácil ver o orgulho nos outros, do que em nós. É que o orgulho é um sentimento muito sutil. Podemos ter orgulho na nossa espiritualidade, de nossa humildade, bondade e etc. Se não estivermos vigiando ele entra pela porta dos fundos e se aloja no nosso interior, gerando em nós um comportamento totalmente fora dos padrões da palavra. Que é o que o diabo quer. Pois o homem tem dificuldade de entregar o seu coração para realizar a vontade de DEUS, luta com as próprias forças para resolver seus problemas, embora tenha consciência que Deus tem o melhor, isso também é orgulho. Quando o homem entrega a sua vida nas mãos de Deus, ele, assim odeia o orgulho.

A arrogância

É o mesmo que altivez: este pecado encabeça a lista de Provérbios 6.16 das sete coisas que Deus odeia. O homem de olhar altivo ou de coração altivo, despreza ou menospreza os outros, considerando indignos de serem olhados. Este foi o pecado dos anjos, o pecado que os levou a queda, e muitas pessoas vão por esse caminho, endurecendo seus corações e obscurecendo seus entendimentos. Precisamos ter o mesmo sentimento que teve Davi no Salmo 131. Ali ele reconheceu o seu pecado e buscou um coração reto.

O mau caminho

A bíblia usa a palavra caminho para indicar a conduta seguida por alguém. O mau caminho é o caminho errado dito pelo diabo e dito pelo espírito de desobediência. Você precisa parar e analisar quem esta ditando o caminho que você esta andando. É o Espírito Santo ou algum espírito enganador?

A boca perversa

Este pecado consiste no mau uso da língua. A palavra de Deus adverte muito sobre isso. Em Tiago 3.6 diz ´´ A língua é fogo... Chamas pelo inferno.”Todos nós tropeçamos em palavras e as vezes falamos algo que gostaríamos que nunca tivesse saído de nossa boca, quando percebemos já é tarde. Muitas vezes as pessoas falam muitas coisas por maldade para ferir, algumas gostariam de criticar, murmurar, reclamar, a sua boca é fonte de palavras enganosas e negativas.

Mas esquecem de um versículo que Jesus disse em Mt 12.36´´Eu afirmo que no dia do juízo, cada pessoa vai prestar conta de cada palavra inútil que falou” (linguagem de hoje).

Sugestões para edificação:

O que você entende por temor do SENHOR?

Como você está vivendo nesses dias com relação ao temor do SENHOR?

Em que áreas da sua vida nos pontos acima (orgulho, arrogância, mau caminho, boca perversa) você precisa mudar?

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário