terça-feira, 22 de dezembro de 2009

UMA ALIANÇA DE VIDA
Palavra ministrada nas Células de 22 de Dezembro À 27 de Dezembro de 2009

“Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica” (II Coríntios 3:6 - NVI).

Se existe uma nova aliança é porque existia uma antiga. Para entendermos a nova precisamos entender a anterior. Jesus disse ao cear pela última vez com Seus discípulos: “... Este cálice é a nova aliança no meu sangue...“ (I Coríntios 11:25). Na antiga aliança, antes de Cristo, toda vez que alguém pecava precisava sacrificar um animal para ter seus pecados perdoados. Como o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23), a morte dos animais substituía a morte do pecador para que este pudesse ser redimido. Aquele ato era um prenúncio do que Jesus, o Cordeiro de Deus, faria na cruz. Ele foi sacrificado e ressuscitou ao terceiro dia por toda humanidade, e de uma vez por todas!

Na antiga aliança as pessoas deveriam cumprir a Lei de Moisés e não tropeçar em nenhuma delas. Como não conseguiam fazê-lo, pois todo ser humano é imperfeito, o sangue (que significa vida) do animal era derramado no lugar do sangue humano. Eles tentavam obedecer aos mandamentos e se esforçavam para fazer o melhor, porém com suas próprias forças. Aquelas pessoas não tinham uma natureza transformada, pois o Espírito Santo ainda não havia sido derramado sobre a humanidade. Deus Se manifestava no Tabernáculo, ou no Templo, onde os sacerdotes ministravam. Aquele lugar, onde os animais eram sacrificados, prefigurava a futura casa de Deus: nossa vida, nossos próprios corpos. O profeta Joel profetizou sobre o tempo do Espírito Santo, a nova aliança: “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito” (Joel 2:28, 29). Cinqüenta dias depois de ressurreição de Jesus essa profecia se cumpriu; foi o Pentecostes.

A letra a que se refere o versículo acima é a Lei de Moisés. A Lei mata, porque ela denuncia nossa imperfeição, pecabilidade, impureza e maldade. Então a Lei em si mesma, condena o ser humano à morte, mas o Espírito vivifica! Deus, no entanto, não parou Seu plano na letra. Ele mesmo veio a terra na Pessoa de Seu Filho Jesus para viver a Lei em nosso lugar. Ao ser sacrificado sem ter pecado algum, a condenação da Lei, que é a morte, perdeu sua força, e Ele ressuscitou! Ele fez isso em nossa substituição. Ao ressuscitar, enviou Seu Espírito Santo, que é a Sua natureza. A Lei é feita para os transgressores. Ao recebermos o Espírito Santo, a natureza transgressora é retirada e a Lei perde sua força de matar.

Viver pelo Espírito é permitir o Espírito viver através de nós – “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Romanos 8:14). Nossa parte na aliança é nos esvaziarmos de nós mesmos para que o Espírito Santo encontre lugar e ocupe nosso coração. Quando o Espírito vive em nós, não nos sentimos pressionados a nada, não carregamos cargas religiosas, não precisamos de imposições. Adquirimos a natureza de Cristo e nosso estilo de vida passa a ter um padrão infinitamente superior aos padrões e exigências humanas!

O sinal da aliança é a cruz. A cruz de Cristo substituiu nossa morte espiritual. Mas a nossa parte também é cruz; e nossa cruz também substitui a nossa morte espiritual. Nossa cruz é a morte do nosso ego. Sacrificando nosso ego entramos em aliança com Cristo, e recebemos vida espiritual. Quando o ego vive, o espírito morre. Quando o ego morre, o espírito vive; porquanto o Espírito de Deus enche nosso espírito.

Existe uma forma de sinalizarmos essa aliança: o batismo – “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida“ (Romanos 6:4). Batismo não é requisito para entrarmos numa religião, mas é uma materialização da nossa decisão de morrer para nós mesmos. Então estaremos prontos para receber o Espírito Santo – “... Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38). Faça esta oração e entre em aliança com Jesus:

Senhor, eu quero entrar em aliança contigo. Estou convencido de que sou pecador e sei que não consigo viver o padrão da Tua palavra pela minha própria força e justiça. Decido me entregar, renunciar a mim mesmo. Quero me tornar habitação do Teu Espírito Santo. Esvazio-me de mim mesmo, me arrependendo dos meus pecados, especialmente da rebelião e da auto-suficiência. À semelhança de Cristo, tomo a cruz, para receber a vida de Deus. Através do batismo sinalizo minha morte e meu sepultamento, para tomar posse da novidade de vida que vem pelo Espírito Santo. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

PROSSEGUINDO PARA O ALVO
Palavra ministrada nas Células de 14 de Dezembro À 20 de Dezembro de 2009

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:13, 14 - NVI).

Tudo o que é repetitivo se torna enjoativo. A vida perde a graça quando fazemos sempre as mesmas coisas e entramos numa rotina enfadonha. Por quê? Porque somos a imagem e semelhança de Deus, o Autor da vida. Ele nos fez para a vida e não para a morte. A morte se lamenta, enquanto que a vida se celebra!

A morte entrou no mundo por causa da desobediência, o que resultou em maldição, tristeza e infelicidade. Mas a vida precisa ser descoberta! Jesus veio revelar a vida para que pudéssemos voltar ao propósito original de Deus para nós: “Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada” (I João 1:2).

A palavra “evangelho” significa “boas novas”, “boas notícias”. A notícia boa é que a morte não prevaleceu, e uma vida nova se manifestou através de Jesus Cristo. O evangelho tem em sua essência a oportunidade de recomeçar. Jesus disse: “... Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10:10). Vida em abundância é mais do que viver, é ser feliz, realizado, ter um propósito...

Muitas pessoas andam desmotivadas, pois vivem sem propósito. Pensam que estão aqui somente à espera da morte, como um animal qualquer. Outras vão ao outro extremo, dizem que querem “aproveitar”, “viver intensamente”, satisfazer todos os seus desejos. Porém, não se sentem saciadas e estão sempre descontentes!

No texto acima o apóstolo Paulo se concentra em três palavras chave: esquecer, avançar e prosseguir. Esquecer o passado é um grande desafio. Neutralizar as mentiras que nossa mente assimilou através dos anos a respeito de nós mesmos é muito difícil. Fomos formatados pelo meio e influenciados pelas feridas de alma em nossa trajetória de vida. Aceitamos nossas limitações como definitivas. Somos fortemente convencidos de que não há como mudar aquilo que somos. Mas Jesus veio nos convencer do contrário: é possível mudar e se tornar uma nova criatura (II Co. 5:17). Ele já esqueceu o nosso passado, agora é nossa vez!

Avançar para o que está adiante é o passo seguinte. Avançar é enfrentar, encarar os obstáculos em nossa caminhada diária. A vida se torna monótona e sem graça quando admitimos que as mesmas barreiras limitadoras permaneçam diante de nós; como, por exemplo, a autocomiseração, a autodepreciação, o complexo de inferioridade, a ira, as pendências de relacionamento não resolvidas, as mágoas não perdoadas, etc.

Prosseguir para o alvo é perseverar, olhar para frente, como um corredor que persegue insistentemente a linha de chegada. O alvo é o caráter de Cristo Jesus. Algumas pessoas, ao se depararem com suas limitações, desistem de caminhar, mas este é exatamente o motivo pelo qual devemos prosseguir – “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo...“ (Filipenses 3:12).

Muitas pessoas hoje são atraídas pelos discursos e livros de auto-ajuda. Eles ensinam que podemos vencer com nossas próprias forças e recursos. Mas o que precisamos mesmo é da ajuda do alto, o evangelho! Ele diz que devemos renunciar, fazer morrer a nossa força, para que o poder de Deus possa atuar através de nós – “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Filipenses 4:13).

A religião ensina que devemos nos esforçar para alcançar a santidade, a vida eterna e a vitória sobre o pecado. Mas o evangelho diz que devemos sair de cena, esvaziar o nosso interior de nós mesmos para atrair a presença de Cristo – “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim...” (Gálatas 2:20). Assim, novidade de vida não é tentar ser como Jesus, mas é permitir que Ele viva através de nós. Novidade de vida é rejeitar o ego, a vontade própria, o velho padrão de pensamento e comportamento..., para que a vida de Jesus flua através de nós. Faça esta oração:

Pai, eu quero andar em novidade de vida. Creio que Jesus veio para nos dar vida em abundância. Eu renuncio o padrão que vivi até hoje para receber o Teu padrão. Quero, a partir de hoje, encerrar o ciclo de tentativas frustradas de recomeçar. Eu recebo o evangelho de Cristo. Para isso, renuncio minha vontade própria, meu ego, meus padrões de pensamentos, minhas limitações e conceitos enganosos a respeito de mim mesmo. Eu creio que posso mudar. Recebo Jesus como meu Salvador e Senhor e permito que Ele me governe a partir de hoje. De agora em diante não vivo mais, mas Cristo vive em mim. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

REGENERADOS PELA SEMENTE IMPERECÍVEL
Palavra ministrada nas Células de 07 de Dezembro À 13 de Dezembro de 2009

“Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente. Pois toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre. Essa é a palavra que lhes foi anunciada” (I Pedro 1:23-25 - NVI).

Regenerar é gerar de novo. A vontade de Deus é que todo o ser humano volte ao relacionamento com Ele, o que só é possível por meio da regeneração. Jesus disse: “... Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3). É impossível entrar em comunhão com Deus e continuar vivendo o estilo de vida mundano, humanista e materialista, sem experimentar uma mudança de natureza.

Precisamos de uma natureza espiritual, que é a natureza divina, dada pelo Espírito Santo. Regenerar é nascer do Espírito, através de uma semente imperecível, que não apodrece e não morre. Fisicamente fomos gerados de semente perecível, por isso nosso corpo cresce, envelhece e morre. O texto diz: “... Pois toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva...”. Assim como a flor murcha, também a velhice chega, as rugas aparecem e o corpo perde sua vitalidade, saúde e beleza.

Mas a regeneração vem pela semente espiritual, imperecível. Qual a semente da regeneração? É a palavra de Deus! Esta nunca muda, é eterna! Jesus disse: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar” (Lucas 21:33).

Mas toda semente precisa ser plantada para poder brotar e produzir, pois separada da terra ela é inútil. Jesus disse que a terra para esta semente é o coração das pessoas. Receber a semente é dar ouvidos, considerar, a palavra de Deus. A Bíblia diz: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17).

A regeneração acontece quando o coração se torna terra fértil, e a palavra penetra. Pela Sua palavra Deus criou todas as coisas: “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente” (Hebreus 11:3). A palavra de Deus persuade, mas receber ou rejeitar esta semente é uma escolha humana. O mistério de fazer uma semente germinar pertence a Deus, mas preparar a terra e plantar a semente são iniciativas humanas. Quando estas duas ações se encontram, o mistério da vida se manifesta.

Jesus fala sobre a parábola do semeador em Mateus 13. Uma parte das sementes caiu à beira do caminho, e as aves vieram e comeram (v.4). Jesus disse que estes são os que não compreendem a palavra, então vem o maligno e arrebata o que foi semeado no coração (v.19). Na prática são as pessoas que nunca decidem andar no caminho, estão sempre à margem, na superficialidade; são expectadores, pois gostam de ouvir a palavra, mas não se comprometem com ela.

Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu; mas, saindo o sol, a queimou, porque não tinha raízes, e secou (vs. 5, 6). Jesus disse que são os que logo recebem a palavra com alegria, mas não se aprofundam nela, não têm raízes; então vem a angústia ou a perseguição e logo desanimam (vs. 20, 21). Tais pessoas têm coração endurecido; estão sempre questionando a verdade com suas argumentações e justificativas. Por isso andam por circunstâncias e não pela fé na palavra.

Outra parte das sementes caiu entre os espinhos, e eles cresceram e a sufocaram (v.7). Estes são os que ouvem a palavra, mas as distrações da vida, o envolvimento com as coisas do mundo, a fascinação das riquezas, sufocam a palavra e ela fica infrutífera (v. 22). Quantos param nesta fase, por isso não são transformados e não produzem fruto! São apenas religiosos que se acostumaram a freqüentar uma igreja.

Mas Jesus falou da semente que caiu em boa terra, e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um (v. 8). São os que ouvem, compreendem e frutificam. Quando a semente vinga, o fruto aparece. O segredo está no solo que recebe a semente!

É inevitável que você produza o fruto da semente que seu coração recebe. A semente imperecível produz vida eterna. É tempo de regeneração. Deus quer fazer o mistério da vida brotar em seu coração, mas é sua parte receber a semente, que são os Seus princípios. A semente imperecível será plantada no solo do seu coração e a promessa se cumprirá: “... Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10:10). Faça esta oração:

Senhor, eu sei que preciso nascer de novo. Eu quero ser regenerado por meio da semente imperecível, que é a Tua palavra. Para isso, abro o meu coração e faço dele um solo fértil. Eu escolho receber a semente da Tua palavra para que ela brote e produza muitos frutos. Obrigado por me amar e me persuadir por meio da Tua voz ao meu coração. Eu recebo os Teus princípios e aceito a Tua vontade como única em minha vida. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)