terça-feira, 22 de dezembro de 2009

UMA ALIANÇA DE VIDA
Palavra ministrada nas Células de 22 de Dezembro À 27 de Dezembro de 2009

“Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica” (II Coríntios 3:6 - NVI).

Se existe uma nova aliança é porque existia uma antiga. Para entendermos a nova precisamos entender a anterior. Jesus disse ao cear pela última vez com Seus discípulos: “... Este cálice é a nova aliança no meu sangue...“ (I Coríntios 11:25). Na antiga aliança, antes de Cristo, toda vez que alguém pecava precisava sacrificar um animal para ter seus pecados perdoados. Como o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23), a morte dos animais substituía a morte do pecador para que este pudesse ser redimido. Aquele ato era um prenúncio do que Jesus, o Cordeiro de Deus, faria na cruz. Ele foi sacrificado e ressuscitou ao terceiro dia por toda humanidade, e de uma vez por todas!

Na antiga aliança as pessoas deveriam cumprir a Lei de Moisés e não tropeçar em nenhuma delas. Como não conseguiam fazê-lo, pois todo ser humano é imperfeito, o sangue (que significa vida) do animal era derramado no lugar do sangue humano. Eles tentavam obedecer aos mandamentos e se esforçavam para fazer o melhor, porém com suas próprias forças. Aquelas pessoas não tinham uma natureza transformada, pois o Espírito Santo ainda não havia sido derramado sobre a humanidade. Deus Se manifestava no Tabernáculo, ou no Templo, onde os sacerdotes ministravam. Aquele lugar, onde os animais eram sacrificados, prefigurava a futura casa de Deus: nossa vida, nossos próprios corpos. O profeta Joel profetizou sobre o tempo do Espírito Santo, a nova aliança: “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito” (Joel 2:28, 29). Cinqüenta dias depois de ressurreição de Jesus essa profecia se cumpriu; foi o Pentecostes.

A letra a que se refere o versículo acima é a Lei de Moisés. A Lei mata, porque ela denuncia nossa imperfeição, pecabilidade, impureza e maldade. Então a Lei em si mesma, condena o ser humano à morte, mas o Espírito vivifica! Deus, no entanto, não parou Seu plano na letra. Ele mesmo veio a terra na Pessoa de Seu Filho Jesus para viver a Lei em nosso lugar. Ao ser sacrificado sem ter pecado algum, a condenação da Lei, que é a morte, perdeu sua força, e Ele ressuscitou! Ele fez isso em nossa substituição. Ao ressuscitar, enviou Seu Espírito Santo, que é a Sua natureza. A Lei é feita para os transgressores. Ao recebermos o Espírito Santo, a natureza transgressora é retirada e a Lei perde sua força de matar.

Viver pelo Espírito é permitir o Espírito viver através de nós – “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Romanos 8:14). Nossa parte na aliança é nos esvaziarmos de nós mesmos para que o Espírito Santo encontre lugar e ocupe nosso coração. Quando o Espírito vive em nós, não nos sentimos pressionados a nada, não carregamos cargas religiosas, não precisamos de imposições. Adquirimos a natureza de Cristo e nosso estilo de vida passa a ter um padrão infinitamente superior aos padrões e exigências humanas!

O sinal da aliança é a cruz. A cruz de Cristo substituiu nossa morte espiritual. Mas a nossa parte também é cruz; e nossa cruz também substitui a nossa morte espiritual. Nossa cruz é a morte do nosso ego. Sacrificando nosso ego entramos em aliança com Cristo, e recebemos vida espiritual. Quando o ego vive, o espírito morre. Quando o ego morre, o espírito vive; porquanto o Espírito de Deus enche nosso espírito.

Existe uma forma de sinalizarmos essa aliança: o batismo – “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida“ (Romanos 6:4). Batismo não é requisito para entrarmos numa religião, mas é uma materialização da nossa decisão de morrer para nós mesmos. Então estaremos prontos para receber o Espírito Santo – “... Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38). Faça esta oração e entre em aliança com Jesus:

Senhor, eu quero entrar em aliança contigo. Estou convencido de que sou pecador e sei que não consigo viver o padrão da Tua palavra pela minha própria força e justiça. Decido me entregar, renunciar a mim mesmo. Quero me tornar habitação do Teu Espírito Santo. Esvazio-me de mim mesmo, me arrependendo dos meus pecados, especialmente da rebelião e da auto-suficiência. À semelhança de Cristo, tomo a cruz, para receber a vida de Deus. Através do batismo sinalizo minha morte e meu sepultamento, para tomar posse da novidade de vida que vem pelo Espírito Santo. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário