terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CORAGEM PARA RETROCEDER

CORAGEM PARA RETROCEDER
Palavra Ministrada nas Células de 22 à 28 de Fevereiro
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)

O que você faria diferente na vida se tivesse a chance de voltar e recomeçar?
2. ORAÇÃO INICIAL E LOUVOR (10 minutos)
3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (15 minutos)Textos bíblicos: João 16:8; Lucas 15:11-24.

O que você entende por arrependimento e do que precisamos nos arrepender?
O que fez aquele filho se convencer de que deveria voltar para casa?
Como e por que o pai recebeu o filho de volta?
4. COMENTÁRIO DO ASSUNTO (15 minutos)Líder, estude bem o conteúdo para que você consiga ministrar com segurança e dentro do tempo estipulado.Arrependimento significa “mudança de direção”, o mesmo que “conversão” (180 graus), pela consciência de um erro cometido. Essa consciência é dada pelo Espírito Santo, pois só Ele pode nos convencer do pecado (João 16:8).Se você entende que realmente tomou um rumo oposto ao de Deus, precisa voltar! Só existem dois caminhos: o da morte e o da vida. Deus nos persuade a escolher a vida; a decisão cabe a nós (Deuteronômio 30:19). O pecado é a direção contrária a Deus, o caminho de morte, pois: “O salário do pecado é a morte...” (Romanos 6:23).Mas, não basta acreditar, é preciso uma atitude. Tiago diz: “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem” (Tiago 2:19). Acreditar em Deus, ter uma religião, ser uma boa pessoa, ajudar os outros, tudo isso não significa andar na direção de Deus. Se religiosidade fosse coisa boa, certamente o mundo estaria melhor, pois as religiões só crescem a cada dia!Na parábola do Filho Pródigo, aquele filho, ao abandonar a casa do pai, entrou em decadência, até chegar à condição de penúria extrema. Foi quando ele caiu em si. “Cair em si” é como que acordar de um sono. As dificuldades da vida contribuem para nos tornar sensíveis à voz do Espírito Santo, que convence do erro e nos chama para Deus. Foi depois de cair em si que o jovem disse consigo mesmo: “Levantar-me-ei e irei ter com meu pai,...” (Lucas 15:18, 19). Ele deu meia-volta, voltou para seu pai; isso é arrependimento! E o pai o recebeu como filho, não como um empregado! Filho é sempre bem-vindo e o seu lugar é na mesa com o pai. Deus nunca nos rejeita! Agora vemos o resultado do verdadeiro arrependimento. O pai, disse: “Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o...” (Lucas 15:22). Com certeza, o filho estava maltrapilho e malcheiroso. Roupas limpas significam pureza, santidade e um novo caráter, uma nova identidade. As roupas revelam o que a pessoa é! E, continuando, disse: “Ponde-lhe um anel no dedo...” (Lucas 15:22). Anel significa aliança. Deus fez uma aliança conosco ao entregar Jesus. Agora, quando voltamos e nos entregamos a Ele, ela se completa. Ele disse também: “... E sandálias nos pés...” (Lucas 15:22). Sandálias significam “anunciar uma notícia”. A Bíblia diz: “Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz” (Efésios 6:15). Por todos os lugares onde aquele jovem fosse, contaria o que lhe tinha acontecido e como o pai lhe tinha recebido de volta em casa. O novilho é um símbolo do próprio Cristo (Lucas 15:23). Ele foi imolado em nosso lugar. Mas, através da Sua morte, podemos nos alegrar, porque Ele ressuscitou ao terceiro dia, vencendo o pecado e, como conseqüência, a morte. A festa é o resultado da atitude de arrependimento do filho: “Este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado” (Lucas 15:24).
5. APLICAÇÃO (10 minutos)Líder, faça a pergunta: você está convencido de que andou em direção oposta e está disposto(a) a voltar para Deus? Ore com todos:Senhor Jesus, eu quero voltar para casa, para Ti, o lugar da Tua presença. Estou consciente do meu erro, de que estava na direção oposta. Eu me converto a Ti, e não a uma religião. Sei que o Senhor me ama, me recebe como filho e tem o melhor preparado para mim. Recebo as roupas limpas, as sandálias e o anel. Hoje entro em aliança, decido Te obedecer e ficar para sempre contigo. Em nome de Jesus, amém!
Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário