segunda-feira, 8 de junho de 2009

RENASCER PARA SER CRIANÇA
Palavra ministrada nas Células de 08 de Junho à 14 de Junho de 2009

“E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mateus 18:3)

Evangelho é recomeço, é nova chance, é oportunidade. Jesus disse que, quem não se converter, de modo algum entrará no reino dos céus. E, se converter é se tornar como criança, é começar de novo. Em outra oportunidade Jesus disse que é preciso nascer de novo. Ele estava falando a Nicodemos, um líder religioso: “... Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3). Como não é possível inverter o processo, ou seja, da fase adulta regredir à infantilidade, é preciso renascer. Nascer de novo é a única condição para se tornar criança. Primeiro nascemos, depois nos tornamos crianças, esta é a trajetória!

Novo nascimento é a proposta do evangelho. Mas esta experiência só é possível se estivermos dispostos a morrer primeiro. Para nascer no reino de Deus é preciso morrer no reino dos homens. E aqui está a parte mais difícil, porque ninguém quer morrer, todos querem preservar a sua vida. Jesus, porém, disse: “Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á” (Mateus 16:25).

A Bíblia diz: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Coríntios 5:17). Estar em Cristo é recomeçar, é zerar o passado, fazer morrer o que é velho e tomar posse do que é novo. Mas, como sempre, o mais difícil não é receber as coisas novas, e sim, se livrar das velhas.

Quando nos convertemos, não é que mudamos de religião, mas nascemos de novo, e nos tornamos como crianças! A característica de uma criança é a humildade. Ela é totalmente dependente de seus pais, é inocente, não tem malícia no coração. Jesus estava falando sobre a importância de voltar a ser uma criança.

Para nascer de novo é preciso fazer morrer o velho homem, a natureza inclinada para o mal. Nossa natureza é arrogante, soberba e rebelde... Este é o principal problema da raça humana. Isso nos faz egoístas, exclusivistas e individualistas. Todos nós temos um orgulho em nossa natureza. Para dependermos de Deus precisamos renunciá-la. Por sermos extremamente autoconfiantes, esquecemo-nos de quem nos deu todas as coisas como, saúde, inteligência, capacidade, dons, talentos, recursos, etc. Achamos que somos donos de nós mesmos. Na verdade, precisamos renunciar tudo isso, é o que significa perder a vida por amor de Jesus!

Existe uma profecia a respeito daqueles que viriam a crer em Jesus: “E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne” (Ezequiel 11:19). E outra profecia diz: “Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo” (Jeremias 31:33). O milagre do novo nascimento é receber um coração novo e ter os princípios de Deus escritos nele! Isto é receber uma nova natureza, a natureza divina, é um novo caráter, o caráter do próprio Jesus. .

Na seqüência Jesus diz: “Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus” (v.4). Morrer é se humilhar. Ao nos humilharmos estamos renunciando a nós mesmos. É abrir mão das nossas opiniões, conceitos, pré-conceitos, padrões de pensamento... Uma criança é ensinável. Ela está zerada no conhecimento, por isso recebe instrução da parte dos pais, professores e pessoas mais velhas. Para entrar no reino é preciso ser humilde para aprender. Só aprende quem está disposto a reconhecer que nada sabe. O ensino da verdade só entra no coração de pessoas humildes. Muitos são os que questionam a Deus e Sua palavra, são resistentes à verdade, por isso não podem entrar no reino. Ou estão cheios de religiosidade, ou de intelectualismo.

Fé é depender de Deus. Dependência implica num relacionamento de intimidade. Assim como uma criança depende do suprimento, proteção, cuidado e ensino de seus pais, você precisa reconhecer que depende de Deus. Faça esta oração:

Senhor Deus, sei que tenho sido orgulhoso e auto-suficiente em relação a Ti. Hoje eu quero nascer de novo! Para isso, decido fazer morrer minha natureza soberba e independente. Quero começar de novo e me tornar como uma criança, totalmente dependente de Ti. Eu recebo um coração novo, um coração humilde, e recebo os Teus princípios dentro dele. Hoje, toda a resistência a Tua palavra foi quebrada. Quero que escrevas as Tuas leis nesse meu novo coração. Eu recebo Jesus como meu Salvador e meu único Senhor. Amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário