segunda-feira, 1 de junho de 2009

O PRESENTE DE DEUS
Palavra ministrada nas Células de 01 de Junho à 07 de Junho de 2009

"Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai” (Mateus 10:8).

Um presente é sempre de graça. É até ridículo alguém querer pagar por um presente. Ao enviar Seus discípulos a todos os lugares para pregar o evangelho e também ajudar todas as pessoas que precisavam, Jesus fez questão de lembrá-los: “... De graça recebestes, de graça dai”. Graça é algo que recebemos sem merecer, sem ter feito nada em troca. Em nossos relacionamentos, tudo o que fazemos geralmente tem a ver com uma troca. Vivemos num mundo cheio de jogos de interesses onde as pessoas negociam tudo. E, como diz o ditado: “Uma mão lava a outra!”.

Porém, do ponto de vista espiritual não é assim que Deus age conosco. Se agisse, não teríamos a mínima chance de salvação. A raça humana se afastou de Deus e se tornou auto-suficiente. Ao se afastar, optou voluntariamente pela morte espiritual, a perdição eterna. Mas a graça nos alcançou.

A graça é a mais forte expressão do amor de Deus. Jesus morreu por todos, até mesmo aqueles que não O receberam, rejeitaram e negaram. Ele disponibilizou o perdão e a oportunidade da salvação a todos igualmente. Ninguém é VIP, ao mesmo tempo todos são VIP para Ele!

A Bíblia diz: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:8-10). Ser salvo é ser liberto da maldição da morte que vem pelo pecado.

Existem dois extremos da nossa parte em relação à graça. O primeiro é que alguns querem pagá-la com suas obras, religiosidade, justiça própria. Mas isso jamais será possível, pois o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23); e, se para nós a morte é o fim, então não tem saída! Por isso Jesus pagou a dívida, morreu nossa morte para poder ressuscitar e, assim, nos dar uma nova chance. O texto acima diz que os que são salvos foram “... Criados em Cristo Jesus para as boas obras...”. Então, não fazemos boas obras para sermos salvos, mas somos salvos para fazermos as obas obras. As obras são conseqüências e não a causa. Não temos nenhuma justiça ou santidade em nós mesmos, tudo vem dEle, e isto é exatamente para valorizarmos o que recebemos – “Mas pela graça de Deus sou o que sou...” (I Coríntios 15:10). Ao entendermos que somos o que somos pela graça de Deus, não há porque nos orgulharmos. Aquele que recebeu o presente da salvação torna-se servo dAquele que o salvou e comprou, e jamais vai reivindicar outra coisa, pois o tesouro mais valioso, que é a vida, ele já recebeu.

O outro extremo é o desprezo. A Bíblia diz que não escaparemos das conseqüências se negligenciarmos tão grande salvação (Hebreus 2:3). Algumas pessoas, ao receberem a salvação, depois de algum tempo, em vez de ficarem confiantes, ficam confiadas. Elas começam e exigir de Deus se achando no direito de murmurar como se Ele tivesse a obrigação de fazer o que elas querem. Mas fé é confiança, e confiança é resultado da revelação da graça.

Vamos supor que uma pessoa esteja desempregada em meio a uma crise, quando todos ao seu redor estão na mesma situação. Por sorte (graça) ela consegue um emprego dizendo aceitar qualquer salário, qualquer horário, qualquer serviço. Inicialmente se sente uma felizarda, pois conseguiu uma oportunidade em meio a tantos que não alcançaram. Mas depois de um tempo ela começa a reclamar do serviço, do horário e do salário, passando a fazer exigências. Rapidamente esquece que foi agraciada e começa a reivindicar direitos. A situação se agrava ao ponto de ser demitida; então ela recorre às leis trabalhistas para exigir tudo o que acha que tem direito. É bem assim que muitos agem perante Deus. Esqueceram muito rápido do que Jesus fez por elas!

É muito fácil saber se alguém entendeu que foi salvo pela graça: é quando não fica magoado por alguém não agradecer um favor que recebeu dele. Quem não entende a graça fica ressentido, amargurado com as pessoas que não lhe correspondem. A graça nos faz viver na consciência de que ninguém nos deve nada!

Lembre-se de que aquela morte na cruz deveria ser nossa, pois quem pecou fomos nós, não Ele. Ele nos substituiu. Nunca esqueça de que tudo que somos é fruto de Sua graça. Faça esta oração:

Pai, em nome de Jesus recebo, pela fé, a graça da salvação. Obrigado por esse presente. Sei que não posso e jamais poderei pagá-lo. Então quero valorizá-lo, nunca desprezá-lo. Confio em Ti e dependo unicamente da Tua graça. Renuncio meus direitos, pois reconheço que o que fizeste por mim é infinitamente maior do que tudo o que eu possa querer exigir. Estou onde não mereço estar e tenho o que nunca poderei pagar. Obrigado por me amar e valorizar. Humildemente me rendo a Ti para Te servir de todo o coração, alma e forças. Em nome de Jesus, amém.

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário