terça-feira, 28 de julho de 2009

UMA PAZ DIFERENTE
Palavra ministrada nas Células de 28 de Julho À 03 de Agosto de 2009

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27).

Os discípulos de Jesus estavam vivendo um momento de angústia e ansiedade. Havia um clima de medo e, além disso, um sentimento profundo de tristeza, pois o tempo da crucificação do Mestre se aproximava e eles achavam que ficariam sós.

Mas, nos versículos anteriores Jesus promete que viria o Consolador (v.26). Era o Espírito Santo, que seria enviado pelo Pai depois de Sua partida. Jesus confortava Seus discípulos afirmando que não ficariam sós – “... Vou e volto para junto de vós...” (v.28).

Jesus falava sobre dois tipos de paz: a paz do mundo e a paz dEle. Segundo o dicionário, paz é “ausência de guerra”, “repouso”, “tranqüilidade de alma”, “sossego”, “silêncio”. Certamente falava sobre a paz interior, a tranqüilidade de alma, pois acrescentou: “... Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.

A agitação da vida moderna, bem como os conflitos de relacionamentos decorrentes do egoísmo e individualismo crescentes, geram insegurança, medo e solidão... O estresse e a ansiedade provocam variadas doenças, sobretudo as do aparelho digestivo e o câncer.

Muitas pessoas andam traumatizadas pelos relacionamentos. Carregam ressentimentos profundos por sofrerem decepções, abandono, rejeições... Tornaram-se desiludidas! Os homens nos traem, ferem, são injustos, julgam, quebram alianças, etc., pois todos são pecadores. Os que colocam suas expectativas em coisas e pessoas sempre se decepcionam.

Toda ansiedade (o contrário da paz) vem de alguma insegurança. O mundo também oferece segurança, e as pessoas, na busca da paz interior, a procuram nos relacionamentos, nas coisas, no dinheiro, nas religiões, nos remédios, etc. É também um tipo de paz, mas não é duradoura porque sua base é passageira. Tudo o que não é duradouro não pode ser a base da nossa segurança.

Jesus fez questão de dizer: “... A minha paz vos dou...”. Não é a mesma paz do mundo! Ele disse: “... Vou e volto para junto de vós...”. Ele não quebra relacionamentos! Não nos abandona, nem nos decepciona. Os homens nos decepcionam, mas... “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Números 23:19).

Ele voltaria na Pessoa do Seu Espírito Santo. Na Bíblia, o Espírito Santo é representado pela pomba. Quando Jesus foi batizado, veio em forma de pomba e pousou sobre Jesus (Mateus 3:16). Sabemos que a pomba é também símbolo da paz. Jesus o chamou de Consolador (v.26), que significa “aquele que se coloca ao lado para ajudar”. O Espírito Santo traz a presença de Deus, por isso nos dá segurança e genuína paz.

A Bíblia diz que, quando oramos com confiança, uma paz diferente invade nosso coração: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:7). É a paz fora da lógica humana, sobrenatural, que brota do Espírito, da certeza de que Deus está no controle de tudo. Só Deus é imutável. Ele é a Rocha Eterna – “Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna” (Isaías 26:4). Deus não muda, não piora nem melhora, não evolui, não cresce; Ele é perfeito e Santo. Seu caráter de amor e misericórdia é sempre o mesmo. O que Ele fez, está feito! A cruz foi uma aliança; e Deus não quebra aliança.

O Espírito Santo está disponível a todos os que O receberem. A condição, porém, é o arrependimento; abandonar a auto-suficiência e confessar toda a ansiedade, o pecado de não confiar em Deus. O Espírito Santo é um dom, um presente de Deus – “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38).

Dê um basta na ansiedade, no medo, na solidão, na depressão, na tristeza... Existe um Consolador que está pronto a Se colocar ao seu lado; porém, Ele não ocupa lugar que já esteja ocupado. É preciso fazer uma entrega total, sem restrições. Faça esta oração:

Senhor Deus, eu confesso minha insegurança e minhas decepções por confiar em mim mesmo e nas pessoas. Eu Te negligenciei, por isso atraí ansiedade e doenças para minha vida. Mas eu não quero mais paz passageira. Eu desejo a plena paz. Rejeito toda a segurança que o mundo dá e recebo a segurança firmada na Rocha Eterna. Eu reconheço que Tu és o mesmo ontem, hoje e eternamente, e passo a confiar em Ti somente. Entrego toda a ansiedade, medo, solidão, tristeza, e recebo a Tua paz, que excede a todo entendimento. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário