terça-feira, 4 de agosto de 2009

O AMOR DE DEUS
Palavra ministrada nas Células de 04 de Agosto À 10 de Agosto de 2009

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. Nós amamos porque ele nos amou primeiro” (I João 4:18,19).

Deus não é uma energia, ou uma força cósmica, como alguns sustentam. Ele é uma Pessoa, é um Ser que tem personalidade, sentimentos, pensamentos, emoções... Ele é relacionável. Fomos criados à Sua imagem e semelhança, isto é, capazes de nos relacionar uns com os outros e com Ele. O maior desejo de Deus é o de Se relacionar com os homens, criados para serem filhos. Fomos criados com uma estrutura de alma capaz de dar e receber amor.

A Bíblia diz: “Deus é amor” (I João 4:8). Esta é a Sua identidade, o Seu caráter, a essência do Seu ser.

Deus é autoridade, mas não é autoritário! Jesus veio exercer seu ministério entre os homens e disse: “... O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos” (Mateus 20:28). Autoritarismo é uma particularidade dos homens, não de Deus – “E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles,... Mas não sereis vós assim” (Lucas 22:25-26).

Todo autoritarismo é reflexo de alma doente, problemas com auto-estima e complexos de inferioridade. Como Deus não tem problemas de auto-estima, Ele não precisa exercer autoritarismo!

Existem pessoas que se relacionam pelo medo e não pelo amor. O medo se instala tanto nos que lideram como nos que são liderados. Os que lideram são inseguros, têm medo de serem desrespeitados e perderem a posição. Os que são liderados têm medo de serem rejeitados, punidos, etc. O medo está presente nos relacionamentos entre pais e filhos, chefes e empregados, pastores e ovelhas...

O poder manipula as mentes, impõe vontades, intimida e restringe o potencial das pessoas. “... O medo produz tormento...”, isto é, produz sofrimento, inquietação, opressão. Os administradores de empresas sabem que um ambiente carregado de opressão se torna desagradável e causa queda de produção. Deus nos criou para sermos bem sucedidos, crescermos e reproduzirmos fruto espiritual. E, se estamos debaixo de opressão e medo, nossa alma fica atormentada, o que trava nossas conquistas.

Existe uma imagem distorcida de Deus na mente das pessoas, a idéia de que Ele está só esperando a hora para punir, castigar, dar o troco pela desobediência.

Mas é o contrário, na verdade Ele já até pagou a dívida do pecado que era nossa. O deus punitivo é o deus da religião e não o Deus verdadeiro.

Ele disse: “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (João 3:17).

Deus planejou que os relacionamentos fossem baseados no amor, não no poder. “O perfeito amor lança fora o medo...”. Quando há amor, não existe medo de rejeição, ou condenação, ou castigo. Deus não Se agrada de obediência por medo. Ele diz: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama...” (João 14:21). Quando os mandamentos são pesados é sinal de ausência de amor no relacionamento. E isso se chama religiosidade. O religioso não tem relacionamento, apenas medo.

“... Aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”. Quem tem medo de Deus é porque não O conhece. O evangelho é a revelação do amor. Jesus nos amou tanto, a ponto de dar Sua vida. Ele é a exata expressão do Deus de amor e revelou o Seu caráter. Todos os que pensam que Deus é vingativo, autoritário, opressor, nunca O viram nem O conheceram. O medo afasta, o amor aproxima. Foi por isso que Ele nos amou primeiro, Se aproximou, Se diminuiu, Se tornou como um de nós para dizer: “Eu amo vocês, e anseio por um relacionamento”.

O texto diz: “Nós amamos porque ele nos amou primeiro”. Deus deu o primeiro passo em nossa direção quando Cristo veio ao mundo para pagar o preço pelos nossos pecados. Ele restituiu o relacionamento com o Pai, que se havia rompido pelo pecado.

Cabe a nós, agora, nos aproximarmos dEle. A Bíblia diz: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós” (Tiago 4:8). O amor que Ele tem por nós nunca vai mudar e o que Ele fez através da cruz não é possível desfazer. Deus quer restaurar e não destruir, consertar e não quebrar, erguer e não derrubar, perdoar e não condenar, amar e não odiar...

De todas as religiões do mundo, nosso Deus é o único que se autodenomina Pai. Ele é Pai de amor.

Faça esta oração:

Pai, eu recebo hoje o Teu amor e expresso o meu desejo de entrar num relacionamento contigo. Confesso que muitas vezes tive uma imagem distorcida da Tua pessoa. Agora sei que tu és Deus de amor e que a Tua essência é o amor. Perdoa-me por ter me afastado de Ti e porque tive medo. Hoje todo o medo foi lançado fora. Quero entrar num relacionamento íntimo contigo e Te conhecer cada vez mais. Eu reconheço que Tu és o meu Salvador e meu único Senhor. Em nome de Jesus, amém

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário