quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O MISTÉRIO DA VIDA
Palavra ministrada nas Células de 18 À 24 de Janeiro de 2010

"E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como. Porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga. E, quando já o fruto se mostra, mete-se-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa” (Marcos 4:26-29).

O mistério da vida pertence ao Criador, portanto está acima das percepções humanas e do alcance da ciência. A semente brota e se desenvolve espontaneamente, sem interferência do homem – “... Porque a terra por si mesma frutifica”. Não podemos fazer uma semente brotar! O que podemos fazer é colocá-la numa terra apropriada, com quantidades adequadas de luz e água; mas a vida brota misteriosamente.

Jesus disse que o reino de Deus na vida de uma pessoa segue o mesmo modelo. A semente é a palavra de Deus e o solo é o coração. Quando ela cai em solo fértil, ou seja, coração aberto, sensível, disposto a receber, então brota e se desenvolve. Assim como ninguém pode fazer uma semente brotar, também ninguém pode converter outra pessoa. Não é possível, humanamente, promover uma transformação na natureza de alguém. Nosso poder de persuadir alcança apenas a mente, não o coração (ou espírito) – “... A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder” (I Coríntios 2:4). Simplesmente não se pode entender como algumas pessoas que, durante anos, foram resistentes a Deus, de repente, num momento específico, são profundamente transformadas pela palavra de Deus. Isso é um mistério!

O ser humano tem a extraordinária capacidade de fabricar coisas a partir da transformação da matéria, mas não de criar. Uma das leis da ciência é a Lei da Conservação das Massas, que diz: “Na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma”. O homem pode fazer objetos que reproduzam a imagem de algo vivo, como, por exemplo, frutas, bonecas, animais..., usando os mais diversos materiais como, plástico, pano, borracha, etc., mas não pode dar vida a eles.

Assim, também, existem tentativas humanas de manipulação das coisas espirituais. Muitas pessoas, até bem intencionadas, tentam reproduzir de forma natural o que existe no espiritual. Isso não é possível. Elas se esforçam para serem boas pessoas, são religiosas, fazem boas obras... Até tentam imitar Jesus, mas não conseguem! O mais importante é o que somos e não o que fazemos. Quando tentamos fazer o que não somos, viramos fariseus. E Jesus denunciou os fariseus, pois eram extremamente religiosos, mas não tinham essência; usavam máscaras. A religião era e ainda é um ambiente fértil para se desenvolver a hipocrisia. Que coisa tremenda Jesus veio fazer! Ele veio acabar com a imitação, trazendo essência, manifestando o mistério da vida!

O ser humano não pode curar suas enfermidades de alma com técnicas e remédios. Ele não pode transformar, nem mesmo interferir, na transformação de sua natureza má e pecadora; pode tentar controlá-la, mas não transformá-la. A palavra de Deus, que é a semente do Reino, é a única que pode fazer nascer em nós uma nova natureza, a natureza de Deus. Somente a essência de Deus é que produz caráter aprovado.

A vida também segue um processo: “... primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga”. A natureza segue o seu próprio curso e o homem não pode interferir. Cada fase tem seu tempo. É a erva que suporta a espiga, e não o contrário. Por sua vez, a espiga produz o grão, que é o fruto, e que precisa amadurecer antes de ser colhido. Vivemos numa sociedade imediatista, impaciente, fruto da revolução industrial, da produção em série, que usa técnicas cada vez mais aprimoradas para aumentar a produtividade. A impaciência produz estresse, esgotamento, frustração...

Ninguém muda de uma hora para outra. É nossa parte cultivar, regar, cuidar..., mas não podemos apressar o processo. Têm pessoas que cobram precipitadamente posturas de comportamento de si mesmas e de outras. Elas querem arrancar o fruto antes que amadureça. Cada um tem sua individualidade, o que nos deve fazer considerar e respeitar o tempo diferenciado de resposta de cada um.

Para receber a semente do reino, o solo do seu coração tem que ser adequado, isto é, humilde, sensível, receptor..., o resto pertence a Deus. A rendição é o único requisito. Experimente o maior milagre: o milagre da vida! Faça esta oração:

Pai, eu reconheço que tentativas humanas para uma transformação são inúteis. Reconheço que só o Senhor pode mudar a minha natureza. Eu recebo a semente do Reino de Deus em minha vida, que é a Tua palavra. Submeto o meu coração a Tua vontade e entro no processo de crescimento para poder frutificar no tempo certo. Aceito o milagre da vida e me submeto ao Teu agir em mim. Obrigado por me amar e me aceitar. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário