terça-feira, 16 de março de 2010

UM NOVO ESTILO DE VIDA!

UM NOVO ESTILO DE VIDA!
Palavra Ministrada nas Células de 15 à 21 de Março
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)
Em sua opinião, o que, principalmente, impede que as pessoas sigam a Jesus?
2. ORAÇÃO INICIAL E LOUVOR (10 minutos)
3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (15 minutos)Textos bíblicos: Romanos 6:4; Marcos 1:16-20; Mateus 10:39.
O que pode significar andar em novidade de vida?
Que tipo de renúncias é preciso fazer para seguir a Jesus?
Que recompensa obtemos ao renunciarmos nossa própria vida?
4. COMENTÁRIO DO ASSUNTO (15 minutos)Facilitador, estude bem o conteúdo para que você consiga ministrar com segurança e dentro do tempo estipulado.
A palavra “discípulo” significa “alguém que caminha com seu mestre”. Jesus formou doze discípulos e lhes deu uma ordem: “Ide, e fazei discípulos...” (Mateus 28:19). Ser discípulo é andar com Jesus e, sendo Ele o Autor da vida, é andar em novidade de vida. Toda religião consiste em dogmas, mandamentos, regras, cargas, penitências, mas cristianismo se distingue porque não é religião, é estilo de vida! Este novo estilo de vida só pode ser assimilado e experimentado se houver uma renúncia dos paradigmas de pensamento e comportamento contaminados pelo sistema deste mundo.Jesus sempre deixou bem claro que, para ser um discípulo dEle, é preciso fazer uma renúncia: “Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:33).Os primeiros discípulos que Jesus chamou eram pescadores. O relato de Marcos 1:16-20 diz que eles largaram as redes, o barco e o pai. Foram três renúncias, cada qual com um significado.As redes. Por ser o instrumento de trabalho, pode significar o trabalho. A filosofia humanista e materialista coloca o trabalho em primeiro lugar, pois, para o mundo, tudo gira em torno do dinheiro. Muitos não têm tempo para Deus por causa do trabalho. Vivem para trabalhar e ignoram os princípios espirituais que são as bases para uma vida bem sucedida.O barco. Representa tudo o que é material. Renunciar os bens materiais é desprender-se deles no coração! Alguns não conseguem ou se recusam a seguir Jesus porque seus olhos estão voltados apenas ao que é material. Suas coisas se tornam ídolos no coração. Ídolo é tudo o que toma o primeiro lugar, ou o lugar de Deus em nossa vida – “Porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Lucas 12:34). O pai. Representa as pessoas que nos cercam..., familiares, parentes, amigos, etc. Muitos se recusam a seguir Jesus por causa da esposa, marido, namorado(a), pais, colegas, etc. Mas o relacionamento com Deus é o que fundamenta todos os demais relacionamentos – “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim” (Mateus 10:37). Eu apenas me rendo, Deus faz o resto. Renunciar é o mesmo que morrer para mim mesmo, o único requisito para ser ressuscitado e viver uma nova vida (Romanos 6:4). Cristianismo não é viver debaixo de regras e mandamentos para tentar ser uma boa pessoa; não é se esforçar para ser como Jesus, mas é morrer para si mesmo para que Jesus viva a Sua vida através de nós. Quando alguém diz: “A minha religião não permite...”, é porque ainda não recebeu a natureza divina. É proibido proibir! Quem tem a natureza do Deus Santo não precisa mais de leis nem de proibições, pois o padrão dEle, é infinitamente maior do que qualquer mandamento.
5. APLICAÇÃO (10 minutos)Facilitador, peça a um discípulo que compartilhe sua experiência de viver em novidade de vida e não uma religião. Ore responsivamente:Senhor Jesus, eu quero viver o cristianismo como estilo de vida. Quero me tornar um discípulo e não apenas um religioso. Eu renuncio tudo o que está tomando o Teu lugar de prioridade em minha vida. Eu renuncio a minha natureza pecaminosa, o meu velho estilo de vida e recebo a natureza de Deus, o Seu Espírito Santo. Estou pronto a perder minha própria vida, isto é, meus planos pessoais e minhas vontades, por causa de Jesus. Sei que, se eu perder minha vida por causa de Jesus, então vou achá-la. Eu recebo esta vida. Em nome de Jesus, amém!
Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário