terça-feira, 3 de agosto de 2010

ENCONTRANDO O PODER EDIFICADOR DE DEUS

Palavra ministrada na célula de 02 até 08 de agosto

1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (05 minutos)
· Em uma palavra ou frase, qual sua expectativa para esta reunião?

2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR (05 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (35 minutos)
· Quem edifica e como acontece a edificação do Corpo de Cristo (célula)? (Mateus 16:18; Romanos 14:19; I Coríntios 14:12);
· O que pode impedir que Cristo nos edifique numa reunião de célula?
· O que um médico faz antes de receitar o remédio? Então, qual a parte principal no processo de edificação? (Salmos 139:23);
· Honestamente, que tipo de “Fator de Edificação” é você? (Romanos 15:1-3).
Comentário do assunto (Não é necessário ministrar todo este conteúdo novamente, use-o apenas para observações e complementos necessários).
A palavra grega para “edificar” é “OIKODOMEO” (OIKOS – casa ou família; DEMO – está relacionado a edificar). Muitos pensam que é o líder que faz a edificação, outros pensam que é o próprio grupo. Mas, na verdade, o único que pode edificar é Cristo, pois Ele é a cabeça do corpo. Ele disse: “Eu... Edificarei a minha igreja...”. (Mateus 16:18). Cristo ministra a mim por meio de outros membros do corpo, e ministra por meio de mim aos outros membros do corpo, através dos dons espirituais.
Há sempre o perigo de que uma célula se torne o “Grupo que Resolve Problemas Espirituais”. Isto acontece quando: 1) O grupo se vê como a fonte de edificação em vez de ser o condutor para o processo; 2) Os membros trazem suas necessidades ao grupo em vez de primeiro colocá-las ao pé da cruz; 3) O líder ou um membro é visto como o “edificador” oficial que tem a resposta ou a fórmula para todos os problemas e necessidades. É Jesus, no entanto, quem decide como, quando e onde Ele vai resolver o problema, quem vai ser usado, como também se Ele vai resolvê-lo!
Edificação é um processo e não um período em que se usa uma varinha mágica! A seqüência é: 1) Identificação: definir o fruto e a raiz da minha dor, raiva, ferida e/ou conflito; 2) Confissão: reconhecer e admitir o problema; 3) Aplicação: mudança de atitude; 4) Edificação: permitir que Cristo me edifique e me use para edificar Seu corpo.
Em todo o processo, a identificação é a parte mais importante, pois é preciso descobrir a verdadeira raiz do problema. A tendência da célula é concentrar-se nas conseqüências (fruto) e não nas causas (raiz). Davi disse: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos” (Salmos 139:23). Quantas vezes oramos pela dor de cabeça, pela depressão, pelos conflitos no trabalho..., sem considerar que são apenas sintomas e não a real causa dos problemas! Assim como um médico faz o diagnóstico antes de receitar o remédio, as causas devem ser determinadas – um conflito mal resolvido, amargura, pecado não confessado, etc.
Não é fácil identificarmos as reais causas de nossos pecados e dores, pois tal processo pode se tornar algo doloroso. As verdadeiras causas também podem estar enterradas na nossa infância ou situações mal resolvidas do passado, o que nos faz incapazes de enxergar. É preciso, portanto, ser honesto com o grupo; verbalizar as feridas como passo inicial para identificar as causas (raízes); tomar tempo para ouvir Deus; ter coragem de reconhecer as causas identificadas; confessar e assumir o que Deus revelou; praticar o que foi aprendido.
Existem três tipos de fatores de edificação (Romanos 15:1-3): Negativo: você freqüenta a célula na expectativa de que suas dores, feridas e necessidades sejam resolvidas pelo grupo; Neutro: você vem para a célula numa neutralidade espiritual, esperando que Deus ou alguém do grupo faça a edificação acontecer; Positivo: você vem para o grupo para ser uma força positiva que Deus vai usar par a edificação da célula.

4. APLICAÇÃO (10 minutos)
Facilitador, permita que os membros exponham suas necessidades aos pés de Cristo. Estimule a edificação uns aos outros. Se o grupo for grande, façam dois a dois.
Aplicação
· Façam uma visita a alguém que está fraco ou afastado da célula.

5. EVANGELISMO (10 minutos)
Facilitador, peça que um dos discípulos compartilhe sobre seu progresso no evangelismo pessoal ou de sua célula (desafios e vitórias). Relembre sobre o alvo de a célula levar uma pessoa ao próximo Encontro com Deus.
Ore nominalmente pelos que estão em Aliança de Oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário