domingo, 29 de agosto de 2010

FUJA DO MODELO DE CAIM

Palavra ministrada na célula de 30/08 até 05/09

1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (05 minutos)
Como tem sido suas decisões? Elas obedecem o que Deus determina, ou simplesmente você faz o que acha que deve fazer?

2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR (05 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (25 minutos)
Texto: Gn. 4:6-11
Você considera que a palavra de Deus é fonte de sabedoria e vida?
O que você sente quando vê alguém fazendo algo errado, principalmente sem motivo algum? Você já agiu assim alguma vez?
Onde estão os reais motivos para tuas decisões e atitudes?
Como vencer o típico comportamento de Caim?

Comentário do assunto
Verdade Central: Só em Jesus a influência do caráter de Caim pode ser vencida. I. Onde estão os teus reais motivos? Texto: Gn. 4:6 “Por que te iraste? E por que está descaído o teu semblante?” Existem sentimentos que brotam no coração que não possuem base legal. Tal era a condição de Caim em relação a seu irmão Abel. O questionamento de Deus era para denunciar a Caim que os seus sentimentos não possuíam reais motivos para serem levados adiante. Quando este comportamento se apresenta, ainda que o mesmo não seja detectado pelo homem, será detectado por Deus. Este é um problema de caráter que o próprio Deus promoverá o devido confronto. Em Caim temos o perfil do homicida que aborta projetos, daquele que ouve o bom conselho e prefere fazer a sua própria rota, deixa a responsabilidade do ser modelo e referência para valorizar seus sentimentos particularizados, e para todos estes sintomas a pergunta inicial de Deus é para revelar que este comportamento não é digno de alguém que almeja prestar-lhe culto agradável. II. Não existe justificativa para o pecado. Texto: Gn 4:7 “...mas sobre ele tu deves dominar.” Caim passou tempo com Deus sendo confrontado e esclarecido, mas em seguida decidiu fazer a sua própria rota. O conselho de Deus apontava para a superação dos limites de seus sentimentos: governe-os! Mas a decisão de Caim foi: serei governado por meus sentimentos. O pecado será fruto desta decisão. Mas quem encontrará diante de Deus a justificativa para tal comportamento, diante do cuidado que Ele dispensa em todo o tempo para nos aconselhar e nos apontar o caminho bom: “...pus diante de ti a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas...” (Dt. 30:19) Conclusão: A velocidade para deixar a personalidade de Caim dominar é muito rápida, e precisamos investir e perseverar na personalidade de Abel, que é uma figura do Messias. Quando o coração está endurecido não ouve a voz de Deus. Caim ouviu a voz de Deus cara-a-cara e em seguida matou seu irmão. O governo de um sentimento está em uma decisão. E o conselho de Deus é: “governe os seus sentimentos”. Decida pelo caminho apontado por Deus.

4. APLICAÇÃO (10 minutos)
Facilitador, dê a direção para que cada participante se expresse: O que você está disposto a fazer para tomar as decisões corretas? Qual será sua escolha a partir de agora?

5. EVANGELISMO (10 minutos)
Orem nominalmente pelos que estão em Aliança de Oração na célula. Se não há, orem pelas pessoas que a célula quer alcançar e planejem alguma ação evangelística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário