segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CRIANDO UM AMBIENTE DE VERDADE E SINCERIDADE

Palavra ministrada na célula de 20 até 26 de setembro.
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (05 minutos)
Você já comeu algo que não queria ou não gostava só para agradar alguém?
2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR (05 minutos)
3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (25 minutos)
Qual o principal requisito para termos acesso a Deus? (Salmo 15:1, 2; João 14:6);
Como a mentira afeta nossos relacionamentos? (Efésios 4:25; Provérbios 28:13);
O que é, na prática, santidade? (I Coríntios 5:6-8);
Qual o segredo do crescimento de uma célula? (Efésios 4:15).

Comentário do assunto A honestidade é mais um de nossos compromissos da Aliança de Célula. Deus não tolera mentiras, por isso só se manifesta na verdade – “SENHOR, quem habitará no teu Tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração” (Salmos 15:1, 2). Só quem anda sinceramente e fala a verdade é que tem acesso a Sua presença. Jesus também disse que só podemos chegar ao Pai por meio da verdade (João 14:6).
Nossa tendência é querer aparentar o que não somos. Temos medo de expor nossas fraquezas e omitimos nossos sentimentos e opiniões na tentativa de auto-afirmação e busca de aceitação. Porém, quando a célula decide amar incondicionalmente, todos são aceitos e acolhidos sem precisar fazer uso desses artifícios.
A honestidade é requisito indispensável para que uma célula viva relacionamentos saudáveis – “Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros” (Efésios 4:25). Ser membro um do outro é dependência mútua. O dedo existe por causa da mão; a mão existe por causa do antebraço; o antebraço existe por causa do braço... Quando mentimos todo o corpo é contaminado. A mentira destrói a célula, assim como o câncer destrói o corpo. Pessoas mentem quando dizem que são membros da célula, mas não se envolvem; quando dizem que são ovelhas, mas não amam nem seguem o pastor; quando dizem que são discípulas, mas resistem ao serem confrontadas; quando dizem que amam a Jesus, mas não oram nem lêem a Bíblia; quando escondem os pecados tentando sustentar uma aparência... A Bíblia diz: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13).
Paulo diz que um pouco de fermento leveda toda a massa. Fermento simboliza hipocrisia, pois afeta a aparência do pão sem alterar a essência. O pão asmo, sem fermento, era consumido nas festas israelitas para simbolizar santidade. Paulo ainda diz: “Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa... Celebremos a festa não como fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade” (I Coríntios 5:6-8). A massa é a Igreja. Sejamos a massa sem hipocrisia, mas santa, andando em sinceridade e verdade. Mentira é coisa do velho homem (Colossenses 3:9).
Cristo Se torna cabeça quando seguimos a verdade em amor – “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4:15). Quem ama é verdadeiro, sem precisar ofender ou agredir. Uma célula sem pendências é saudável, e saúde traz crescimento!
Qual a sociedade ou sistema sobrevive com a mentira? Nenhuma farsa dura para sempre. Jesus disse: “Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido” (Lucas 12:2). Uma célula saudável é formada por pessoas íntegras, verdadeiras, transparentes. Todo sentimento mal, pensamento impuro, ou falso juízo deve ser exposto e confessado. Para Deus, a essência é mais importante!

4. APLICAÇÃO (10 minutos)
Facilitador, dê liberdade para quem queira confessar algo para a célula. Orem todos juntos lançando fora o fermento velho, da maldade e da malícia, para que a célula seja uma nova massa!

5. EVANGELISMO (05 minutos)
Orem nominalmente pelos que estão em Aliança de Oração na célula para que entendam a importância de participarem do próximo
Encontro com Deus (15,16 e 17/10 homens) e (22,23 e 24/10 mulheres).

Nenhum comentário:

Postar um comentário