domingo, 26 de setembro de 2010

O SERVIÇO LEGITIMA A AUTORIDADE

Palavra ministrada na célula de 27 de setembro até 03 de outubro.

1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (05 minutos)
Você sabe a diferença entre poder e autoridade?
O sociólogo Max Weber fez uma distinção entre autoridade e poder. Deixando de lado a linguagem técnica de Max Weber, diríamos que poder é a faculdade de forçar as pessoas a fazerem o que o líder quer. Poder está mais relacionado à chefia do que à liderança. Já autoridade é a condição de influenciar e levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que o líder compartilha, como sonhos e objetivos. Neste caso, os liderados atingem objetivos comuns com alegria.

2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR (05 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (25 minutos)
· Autoridade é dada para o serviço. Foi assim com Jesus. Depois que Jesus foi batizado, como de costume, ele entrou na sinagoga, e fez a leitura de Isaías 61. (ler os versículos 1 e 2)

O exemplo extraordinário de Jesus. O texto de João 13:1-7, que relata a instituição da Ceia, diz que Jesus sabia que o Pai havia colocado tudo em suas mãos, isto é, o Pai havia dado a ele toda a autoridade.
COMENTÁRIO DO ASSUNTO Autoridade é dada para o serviço .
Is 61: “O Espírito do Soberano, o Senhor está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos...” Depois, devolveu o livro ao assistente e disse: “Hoje se cumpriu esta Escritura”. Todo serviço de Jesus foi obediência ao programa estabelecido pelo Pai. A autoridade do Pai se manifestou na obediência do Filho. O filho honra o pai quando o obedece voluntária e espontaneamente. Jesus mostrou a glória do Pai no mundo pela obediência completa aos seus propósitos. A autoridade de Jesus, conferida pelo Pai, era para servir. A autoridade que não serve não tem legitimidade. O exemplo extraordinário de JesusO texto de João 13:1-7, que relata a instituição da Ceia, diz que Jesus sabia que o Pai havia colocado tudo em suas mãos, isto é, o Pai havia dado a ele toda a autoridade. Tendo tudo em suas mãos, poderíamos pensar que depois disso Jesus faria coisas extraordinárias para chamar a atenção de todo mundo, mas o que Ele fez logo a seguir foi levantar-se da mesa e colocar-se a lavar os pés dos discípulos, até mesmo do traidor, como bem conhecemos a passagem. Esta atitude de Jesus, além de demonstrar sua total obediência ao Pai, e manifestar a glória e autoridade do Pai no mundo, mostrou de fato que o Pai “tudo confiara às suas mãos”. Quando temos toda autoridade em nossas mãos, nossa tendência é fazer grandes coisas para “despertar o povo”, para realizar sinais, prodígios e maravilhas para que muitos nos sigam e corram atrás de nós! Mas não foi isso que Jesus fez. Nessa hora, ele foi lavar os pés dos discípulos. E com isso, nosso Mestre nos ensina uma lição profunda: o serviço legitima autoridade. Ele mostrou aos discípulos que os pagãos, os políticos é que agem achando que são dominadores daqueles que lhes foram confiados e mandam neles. Porém, entre os discípulos não deveria ser assim, ou eles não seriam seus discípulos, pois Ele mesmo não o fez.Se a finalidade do serviço não é cumprida, a autoridade pode ser retirada. Saul foi um moço que começou tão bem sua liderança, mas terminou mal. Foi desobediente e, ao invés de servir e fazer exatamente o que Deus o mandava fazer, ele começou a se achar tão importante a ponto de fazer as coisas de seu próprio jeito. A unção é dada para servir, se isso não acontece, retira-se a unção. Apesar de ter sido ungido por Samuel, Deus o rejeitou e levantou o profeta para que ungisse outro rei. Saul foi substituído por Davi.Outro exemplo é o de Judas. Ele fez parte do colégio apostólico, estava entre os doze que receberam autoridade para pregar, para curar doentes, para expulsar demônios. No entanto, Judas, ao invés de usar a autoridade para servir, começou a usar autoridade para se servir. Então, Judas foi substituído por Mathias. Líderes que usam autoridade para servir têm sucessores. Eles vão até o fim e passam o cajado. Líderes que se servem da autoridade para benefício pessoal são substituídos. Pois é o serviço que legitima a autoridade. Essa autoridade tem origem em Deus e o objetivo da autoridade é servir. 4. APLICAÇÃO (10 minutos)
Orem todos juntos de mãos dadas submetendo suas vidas a serviço do Reino de Deus.

5. EVANGELISMO (10 minutos)
Orem nominalmente pelos que estão em Aliança de Oração na célula. Se não há, orem para que esta célula se torne viva e saudável, alcançando novas pessoas e que elas venham ser servas de Deus mediante a autoridade que lhes será entregue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário