terça-feira, 16 de novembro de 2010

CRIANDO UMA ATMOSFERA DE CONFIANÇA

Palavra ministrada na célula de 15 até 21 de novembro

1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (05 minutos)
Você já abriu seu coração com alguém e depois se arrependeu de ter sido transparente? Que atitude a pessoa teve que gerou em você esse sentimento?

2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR E OFERTAS (05 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (25 minutos)
Quais as principais razões pelas quais as pessoas se fecham em si mesmas?
O que a confidencialidade pode promover no ambiente da célula?
Qual a característica de uma pessoa confiável? (Provérbios 11:13)
Qual o grande risco que corre uma pessoa que fala demais? (Provérbios 10:19)
Segundo Tiago, quais as conseqüências de uma língua maligna? (Tiago 3:5-12)

Comentário do assunto
CONFIDENCIALIDADE. “Vou manter em segredo tudo o que for compartilhado dentro do grupo de modo a proporcionar uma atmosfera de confiança necessária à transparência. Entendo que isso não impede ou proíbe que meu líder de célula compartilhe informações adequadas ao meu pastor”.
A sociedade moderna tem produzido pessoas cada vez mais fechadas e isoladas. Existe uma desconfiança generalizada. E, por incrível que pareça, é no ambiente da igreja que isso muitas vezes piora, porque as pessoas confundem santidade com justiça própria e perfeição! Essa falsa espiritualidade impede que muitos admitam e exponham suas fraquezas. É por isso que a Igreja tem fama de hipócrita perante o mundo! Pessoas se fecham na tentativa de esconder o que realmente são; outras são auto-suficientes e não precisam de ninguém; ainda outras são orgulhosas demais para admitir que precisem de ajuda; e, finalmente outras querem se proteger para evitar o sofrimento de experiências negativas do passado.
O mais importante requisito para que uma pessoa tenha a coragem de abrir o coração é a confidencialidade. Muitos são os que já se afastaram da comunhão da igreja por terem suas confidências violadas. Para que haja transparência é indispensável que todos estejam prontos a guardar a confidencialidade. É responsabilidade de cada um contribuir para que se crie um ambiente favorável à abertura e à transparência. Se santidade significa sinceridade e verdade, então, ao guardarmos confidência estamos dando a maior contribuição à santidade e à saúde espiritual da célula.
A Bíblia diz: “Quando são muitas as palavras, o pecado está presente...” (Provérbios 10:19). Aquele que fala demais está correndo um risco muito maior do que quem fala pouco. Controlar a língua faz parte do fruto do Espírito chamado domínio próprio (Gálatas 5:23). Tiago diz: “... sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar...” (Tiago 1:19). Deus nos deu dois ouvidos e apenas uma boca, como sinal de que devemos ouvir mais e falar menos!
Guardar segredo é característica de pessoas confiáveis – “Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo” (Provérbios 11:13). Se num ambiente houver uma só pessoa que tenha a língua solta, ninguém se sentirá encorajado a abrir o coração! Tal pessoa desestabiliza toda a célula.
Como se explica a atitude de alguém que expõe o seu próprio irmão? É simples: é uma pessoa não comprometida com o Reino, que está na célula, mas não faz parte dela; por isso não está focada em construir, somente em administrar o seu egoísmo.
Tiago ainda diz que quem consegue controlar a sua língua, consegue dominar todo o seu corpo (Tiago 3:2). E, em seguida, faz uma grave denúncia: “Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade..., contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso da sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno” (Tiago 3:6). A língua maligna é cheia de veneno mortífero (v.8); o fogo que está nela vem do inferno e manda o dono dela para o inferno também!
Quando a mesma língua é usada para bendizer a Deus e amaldiçoar os homens (vs. 9-11), abre-se uma legalidade para o inimigo travar o crescimento de uma célula. Só uma boca santa contribuirá para que toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor!

4. APLICAÇÃO (05 minutos)
Em nossa célula já existe uma atmosfera de confiança necessária à transparência? O que podemos fazer para melhorar?
Falar de mais pode trazer problemas, como a falta de confiança por exemplo. Orem uns pelos outros e peçam a Deus que lhes dê discernimento naquilo que se deve ou não falar, ao ponto das pessoas confiarem em nós como filhos legítimos de Deus.

5. EVANGELISMO (10 minutos)
Orem nominalmente pelos que estão em Aliança de Oração na célula. Orem também para que Deus lhes dê uma colheita de pelo menos uma vida durante a campanha dos “21 dias para transformar sua vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário