terça-feira, 2 de novembro de 2010

DISPONIBILIDADE – UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

Palavra ministrada na célula de 1 até 7 de novembro

1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (05 minutos)
Se em vez de 24 horas por dia, passássemos a ter 26 horas, como você aproveitaria essas duas horas diárias a mais?

2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR (05 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (25 minutos)
Qual a diferença entre disposição e disponibilidade?
Por que a disponibilidade é uma escolha? (Mateus 6:33)
O que caracterizava o estilo de vida dos primeiros cristãos? (Atos 4:32-35)
Qual o padrão de disponibilidade do Mestre Jesus? (Filipenses 2:3, 4; I João 3:16)

Comentário do assunto
DISPONIBILIDADE. “Estou à disposição se precisarem de mim até o limite dos meus recursos, como tempo, energia, entendimento, bens etc. Estou pronto a servir com humildade seguindo o exemplo do Mestre Jesus”
Disponibilidade é diferente de disposição. Muitas pessoas dizem que estão dispostas, mas nunca estão disponíveis. Outras têm disponibilidade, mas não estão dispostas. Existe um ditado que diz: “Pior do que querer fazer e não poder é poder fazer e não querer”. Os indisponíveis sempre têm outras coisas “mais importantes” para fazer!
De todos os recursos disponíveis ao ser humano, existe apenas um que é igual para todos: o tempo; exatamente para que ninguém possa dizer que tem mais ou menos tempo que o outro. Disponibilidade, então, se torna uma escolha segundo os valores de cada um. São os valores que determinam as nossas prioridades! Se alguém usa o tempo somente para as suas coisas, nunca estará disponível para evangelizar, consolidar, discipular, ter comunhão, liderar uma célula...
A disponibilidade nasce do entendimento de que tudo é de Deus e o que está em nossas mãos nos foi confiado para que administremos da melhor maneira possível a fim de agradá-Lo, e não a nós mesmos! Todos os dons, talentos, bens, recursos financeiros e tempo nos foram dados por Deus para servir e não para usá-los ao nosso bel prazer, de forma egoísta, para enriquecermos a nós mesmos. Quem busca primeiro o que é seu é antagônico ao Reino: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).
Ainda existe a idéia equivocada e comodista de que o líder tem que dar conta de tudo: telefonar, visitar, aconselhar, consolidar, etc. Mas a célula é a Igreja, um organismo vivo, onde todos os membros funcionam tendo igual responsabilidade por todos. O líder tem apenas o papel de mobilizar e estimular toda a célula a se relacionar nesse nível.
A Igreja de Atos vivia essa proposta dada por Jesus: “... E ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns (Atos 4:32). Disponibilidade é ter tudo em comum; ou seja, o que é meu é também do meu irmão. A dúvida de alguns irmãos sinceros é a respeito do abuso por parte dos que querem sempre se aproveitar à custa dos outros. É claro que, neste caso deve prevalecer o bom senso! É para isso que existe o discipulado, a ferramenta para gerar cura, libertação e edificação. Quando todos, igualmente, se disponibilizam uns aos outros, então não haverá abusos, pois o foco é o dar e não o receber.
A disponibilidade também nasce da consciência de que fomos chamados em Cristo para servir. Paulo diz: “... Cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros” (Filipenses 2:3, 4). O limite de Jesus é também o nosso - “... Ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos” (I João 3:16). Se o padrão de disponibilidade é a própria vida, que restrições ainda restam?
A célula saudável é um corpo que funciona, e não apenas alguns que dão, para que outros apenas recebam. No corpo todos dão e todos recebem. Essa interação em disposição e disponibilidade é que gera o dinamismo e o equilíbrio necessário à saúde e ao crescimento da célula.

4. APLICAÇÃO (10 minutos)
Confessem uns aos outros em qual área é mais difícil estar disponível (tempo, dinheiro, bens, dons e talentos) e o que vocês podem fazer para melhorar. Façam um propósito!

Aplicação entre os parceiros (para a próxima semana):
Demonstre de alguma maneira prática que você está disponível ao seu irmão.

5. EVANGELISMO (10 minutos)
Orem nominalmente pelos que estão em Aliança de Oração na célula. Orem também para que Deus lhes dê uma colheita de pelo menos uma vida neste último trimestre de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário