terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A VIDA ETERNA

Palavra Ministradas nas células de 25/01 a 31/01/10


1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)

Em sua opinião, o que faz uma pessoa feliz?

2. ORAÇÃO INICIAL E LOUVOR (10 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (15 minutos)
Textos bíblicos: João 17:3; 5:24.

De acordo com o texto, o que é vida eterna?

Como podemos receber a vida eterna?

O que pode impedir que recebamos a vida eterna?

4. COMENTÁRIO DO ASSUNTO (15 minutos)
Líder, estude bem o conteúdo para que você consiga ministrar com desenvoltura e dentro do tempo estipulado.
Jesus disse: “... Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10:10). Vida eterna não é vida após a morte. Muitos pensam, equivocadamente, que o propósito de Deus é nos salvar para levar ao céu. Então, desprezam a vida aqui na terra e se tornam religiosas, alienadas, esquisitas, sem relacionamento...
Mas o texto diz: “Quem ouve..., e crê..., tem a vida eterna...” (João 5:4). Não terá, mas já tem. É a vida plena, abundante, aqui mesmo e agora. Jesus disse: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro”. Na Bíblia, o verbo conhecer tem sempre o sentido de intimidade.
E aqui, no original, a conjugação do verbo indica conhecimento crescente. Vida eterna, então, é conhecer a Deus no nível de um relacionamento crescente, que se torna cada vez mais íntimo. E mais: “... A ti só, por único Deus verdadeiro”.
Existem inúmeros deuses que podem tomar o controle da nossa vida. Tudo o que ocupa o lugar do Deus verdadeiro, impede que tenhamos a vida eterna. Para que recebamos a vida eterna, é preciso crer no Deus único e ter a coragem de renunciar os deuses falsos, alguns bem visíveis, outros bem escondidos em nossa alma. Um ídolo não é apenas uma imagem de gesso, pedra, madeira..., mas qualquer coisa ou pessoa que possa nos prender. São os bens, o trabalho, o dinheiro, os vícios, a imoralidade, um(a) namorado(a), o intelectualismo, o consumismo, enfim, tudo o que pode tomar o centro da nossa atenção ou ocupação.
Mas também os que estão focados no que é passageiro dão demasiada atenção ao que é negativo. Vivem presos às tristezas e sofrimentos da vida e estão todo tempo lamentando por causa das tribulações e dificuldades. Não conseguem enxergar que tais sofrimentos também são passageiros!
Conhecer a Deus é muito mais do que ouvir falar sobre Ele. Jó disse: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem” (Jó 42:5).
Existem os que conhecem o Deus do pai, da mãe, do pastor que prega sobre Ele todos os domingos. Mas existem aqueles que conhecem a Deus através de um relacionamento. Conhecer a Deus nos permite estar na terra, celebrar a vida nesta dimensão física, mas na perspectiva da eternidade. Quem tem a vida eterna se torna realizado e feliz porque não põe sua confiança nas coisas ou nas circunstâncias deste mundo.
Mas a vida eterna é também conhecer “... A Jesus Cristo, a quem enviaste”. Cristo foi enviado para abrir o caminho do relacionamento com Deus. Ele disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6); e também: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).
Quando uma pessoa conhece a verdade, que é Jesus, ela se encontra com o único Deus, e então é liberta de tudo o que prende seu coração.
5. APLICAÇÃO (10 minutos)
Líder, peça (com antecedência) que um dos discípulos dê um testemunho pessoal de cinco minutos sobre a experiência da vida eterna.
Faça o desafio aos visitantes para que recebam a vida eterna e orem todos juntos:
Senhor, eu quero receber a vida eterna. Quero Te conhecer não de ouvir falar, mas pessoalmente. Sei que Jesus foi enviado para ser o Caminho, a Verdade e a Vida. Eu me arrependo dos meus pecados, de ter colocado a minha confiança em mim mesmo e nas coisas passageiras deste mundo. A partir de hoje renuncio tudo o que me prende; todos os ídolos visíveis e invisíveis. Entrego a minha vida a Jesus e O recebo como meu Salvador e Senhor. Começo hoje um relacionamento com o único Deus verdadeiro. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br
)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O MISTÉRIO DA VIDA
Palavra ministrada nas Células de 18 À 24 de Janeiro de 2010

"E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como. Porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga. E, quando já o fruto se mostra, mete-se-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa” (Marcos 4:26-29).

O mistério da vida pertence ao Criador, portanto está acima das percepções humanas e do alcance da ciência. A semente brota e se desenvolve espontaneamente, sem interferência do homem – “... Porque a terra por si mesma frutifica”. Não podemos fazer uma semente brotar! O que podemos fazer é colocá-la numa terra apropriada, com quantidades adequadas de luz e água; mas a vida brota misteriosamente.

Jesus disse que o reino de Deus na vida de uma pessoa segue o mesmo modelo. A semente é a palavra de Deus e o solo é o coração. Quando ela cai em solo fértil, ou seja, coração aberto, sensível, disposto a receber, então brota e se desenvolve. Assim como ninguém pode fazer uma semente brotar, também ninguém pode converter outra pessoa. Não é possível, humanamente, promover uma transformação na natureza de alguém. Nosso poder de persuadir alcança apenas a mente, não o coração (ou espírito) – “... A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder” (I Coríntios 2:4). Simplesmente não se pode entender como algumas pessoas que, durante anos, foram resistentes a Deus, de repente, num momento específico, são profundamente transformadas pela palavra de Deus. Isso é um mistério!

O ser humano tem a extraordinária capacidade de fabricar coisas a partir da transformação da matéria, mas não de criar. Uma das leis da ciência é a Lei da Conservação das Massas, que diz: “Na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma”. O homem pode fazer objetos que reproduzam a imagem de algo vivo, como, por exemplo, frutas, bonecas, animais..., usando os mais diversos materiais como, plástico, pano, borracha, etc., mas não pode dar vida a eles.

Assim, também, existem tentativas humanas de manipulação das coisas espirituais. Muitas pessoas, até bem intencionadas, tentam reproduzir de forma natural o que existe no espiritual. Isso não é possível. Elas se esforçam para serem boas pessoas, são religiosas, fazem boas obras... Até tentam imitar Jesus, mas não conseguem! O mais importante é o que somos e não o que fazemos. Quando tentamos fazer o que não somos, viramos fariseus. E Jesus denunciou os fariseus, pois eram extremamente religiosos, mas não tinham essência; usavam máscaras. A religião era e ainda é um ambiente fértil para se desenvolver a hipocrisia. Que coisa tremenda Jesus veio fazer! Ele veio acabar com a imitação, trazendo essência, manifestando o mistério da vida!

O ser humano não pode curar suas enfermidades de alma com técnicas e remédios. Ele não pode transformar, nem mesmo interferir, na transformação de sua natureza má e pecadora; pode tentar controlá-la, mas não transformá-la. A palavra de Deus, que é a semente do Reino, é a única que pode fazer nascer em nós uma nova natureza, a natureza de Deus. Somente a essência de Deus é que produz caráter aprovado.

A vida também segue um processo: “... primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga”. A natureza segue o seu próprio curso e o homem não pode interferir. Cada fase tem seu tempo. É a erva que suporta a espiga, e não o contrário. Por sua vez, a espiga produz o grão, que é o fruto, e que precisa amadurecer antes de ser colhido. Vivemos numa sociedade imediatista, impaciente, fruto da revolução industrial, da produção em série, que usa técnicas cada vez mais aprimoradas para aumentar a produtividade. A impaciência produz estresse, esgotamento, frustração...

Ninguém muda de uma hora para outra. É nossa parte cultivar, regar, cuidar..., mas não podemos apressar o processo. Têm pessoas que cobram precipitadamente posturas de comportamento de si mesmas e de outras. Elas querem arrancar o fruto antes que amadureça. Cada um tem sua individualidade, o que nos deve fazer considerar e respeitar o tempo diferenciado de resposta de cada um.

Para receber a semente do reino, o solo do seu coração tem que ser adequado, isto é, humilde, sensível, receptor..., o resto pertence a Deus. A rendição é o único requisito. Experimente o maior milagre: o milagre da vida! Faça esta oração:

Pai, eu reconheço que tentativas humanas para uma transformação são inúteis. Reconheço que só o Senhor pode mudar a minha natureza. Eu recebo a semente do Reino de Deus em minha vida, que é a Tua palavra. Submeto o meu coração a Tua vontade e entro no processo de crescimento para poder frutificar no tempo certo. Aceito o milagre da vida e me submeto ao Teu agir em mim. Obrigado por me amar e me aceitar. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A GLORIOSA PRESENÇA DE DEUS É A MAIOR DÁDIVA

Palavra ministrada nas Células de 11 À 17 de janeiro de 2010

Nossa vida com Deus é uma caminhada em que devemos ansiar por conhecê-lo mais profundamente e ter íntima comunhão com Ele. Somos gratos ao Senhor por tudo que Ele tem dado, tanto os relacionamentos como as bênçãos.

O Senhor nos incentiva a buscá-lo de todo nosso coração. É muito importante que nós nos empenhemos nessa busca incessante e contínua por mais de Deus. Jer 29:13; 33:3. Nós só recebemos o que Ele tem para nós quando o buscamos de todo o nosso coração.

Nós somos muito semelhantes ao povo de Israel e podemos fazer um paralelo da saída de Israel do Egito quando Moisés deu a ordem: (Ex 5:1) Deixa ir meu povo. Faraó resistiu, mas o poderoso braço do Senhor libertou a Israel. Porém, antes de entrar na terra prometida tiveram uma caminhada. Assim somos nós, livres do diabo, mas temos uma caminhada antes de entrar na promessa Texto Êxodo 13:17-22.

Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus que era mais perto. Nós estamos sempre procurando o caminho mais curto, entretanto nem sempre esse caminho é o que Deus tem para nós. Qual o jeito mais fácil de alguém ser salvo? Não é aceitar a Jesus e morrer? Assim não enfrentaria conflitos, guerras, etc. Mas não teria oportunidade de cumprir seu ministério de levar outras pessoas a Jesus pelo poder do testemunho de vida.

Nós precisamos deixar de lado os caminhos fáceis que tem como objetivo nos afastar do caminho reto de Deus e de Seus propósitos. Muitas vezes nós pregamos errado para as pessoas, dizendo venham para Jesus que todos os seus problemas serão resolvidos, mas não é assim.

Infelizmente ou felizmente nossa caminhada pós conversão não é um caminho de facilidades, mas é de Deus. Temos que ter gravado em nossa mente que o caminho de Deus é o único que leva a salvação, embora não seja largo e espaçoso como o da facilidade Mt:7:13-14.

Deus nos leva por caminhos mais longos (v17-18) para não desistirmos quando vemos as lutas. O inimigo tem como objetivo nos parar e fazer voltar a velha vida, mas Deus vai nos cercando, para não retrocedermos e chegarmos a desfrutar da Sua promessa.

O inimigo fará de tudo para nos fazer vacilar e abandonar Jesus. Seguir a Jesus é o mais excelente modo de vida que uma pessoa pode ter. Porém, a pior desgraça para uma pessoa é abandonar a sua condição de filho de Deus ou de crente em Jesus Cristo. Essa é a única circunstância que, com certeza fere o coração de Jesus.

Muitas vezes achamos que por servir a Jesus não teremos dificuldades. Mas Jesus disse: “Eu venci o mundo,vós também vencereis”.Por mais que temos dificuldades a serem enfrentadas, em Cristo Jesus somos mais que vencedores Rom 8:37.

Em Hebreus 13:3 Deus diz: nunca os abandonarei e nunca os deixarei. E em Isaías 43:4-7 tem uma promessa de Deus a nós que Ele estaria conosco em qualquer situação.

Nós como filhos de Deus devemos nos portar em todas as situações para sermos exemplo para outras pessoas como disse o apóstolo Paulo em 1Conríntios 11:1 “Tornem-se meus imitadores como eu sou de Cristo”. Nós devemos nos cuidar para não provocar escândalo para aqueles que desejam seguir a Cristo. Em Mateus 18:7 está escrito: Ai do homem pelo qual vem escândalo.

Nós devemos ser firmes e nos posicionarmos como exemplos de fé, modelo de vida com Deus para que possamos honrar a Deus com nosso viver e levar outros a conhecer e desfrutar do amor de Jesus e ao fortalecimento da fé.

Deus nos guiará em todo tempo e nunca nos abandonará, mas se nós desviarmos de Sua vontade, sofreremos dores dessa escolha até que retornemos ao Seu caminho.

Durante os 40 anos o povo de Israel caminhava pelo deserto conduzido pelo Senhor. V21

Do mesmo modo quando nossa vida está nas mãos do Senhor reconhecemos que Ele vai a nossa frente e sentimos sua real presença. O caminho pelo qual Deus nos conduz sempre é o melhor para nós. Nos desertos da vida, não existe placas sinalizadoras, tudo que precisamos é ter os nossos olhos fitos em Deus. Hoje não temos uma nuvem e uma coluna de fogo, mas temos a palavra de Deus e a presença do Espírito Santo para nos guiar.

Nos momentos de crises e desafios o que nós precisamos é da presença de Deus e fazer como Moisés que não se conformou de andar sem a presença de Deus. (Ex 33:14-15) Quantas vezes tomamos decisões sem considerar a presença de Deus se ela vai conosco ou não, quando andamos sem a presença do Senhor o resultado é frustração, decepção, tristeza e derrota. Nosso coração precisa estar totalmente dominado pelo Senhor,pois Sua presença nos traz paz e descanso para toas as áreas da nossa vida.(Salmo 37:3-5) Deus sempre tem o melhor para nós e a obra que Ele começou, Ele é fiel para concluir.

Em Números 9:19-23 vemos como Deus conduziu o povo de Israel pelo deserto e do mesmo modo Ele quer nos conduzir, pois Ele sempre tem estabelecido Seus propósitos e não existe nada melhor do que termos a direção dEle para nossa vida. Existe um tempo em que a nuvem vai estar parada para nós e não adianta querer andar neste momento, pois é o tempo em que Deus está trabalhando em nossa vida e precisamos ouvi-lo. Em outros momentos precisamos agir, colocar em prática aquilo que Ele nos ordenou segundo a Sua vontade.

O povo de Israel estava andando em um deserto e em sua volta era só miséria, o que reinava era a morte. O sol era terrível, mas debaixo da nuvem havia sombra e frescor da presença do Senhor. Durante a noite o frio era intenso, mas aquela nuvem tornava-se em uma coluna de fogo que os aquecia e transformava o deserto em um lugar aconchegante.

A primeira coisa que o povo de Israel fazia ao acordar era olhar para a nuvem para ver a direção que Deus daria a eles, se era para ficar parado ou andar. Se a nuvem se movesse eles deveriam desmontar a tenda e andar, tinha vezes que a nuvem ficava parada um dia, outros uma semana ou um mês, ou mais tempo. O que importava para Israel era seguir a nuvem e não o tempo em que a nuvem ficava parada. Para nós hoje, é também assim, o que importa é estar debaixo da proteção de Deus.

O grande drama acontece para aqueles que não conseguem acompanhar o mover de Deus. Cada um de nós tem um ritmo e Deus tem o dEle, onde todos podem a acompanhar. O que Ele espera de cada um é que sejamos obedientes e perseverantes nessa caminhada.

Como foi 2009 para você? Andou debaixo da nuvem da presença de Deus ou andou do seu modo? Em 2010 Deus nos dá oportunidade para andar em Sua presença e desfrutar de tudo aquilo que Ele já sonhou para este novo ano e com certeza é o melhor para nossas vidas, porque Ele nos ama muito.

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - http://www.pibblumenau.com.br/
)