segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ARREPENDIMENTO É ATITUDE
Palavra ministrada nas Células de 23 de Novembro À 29 de Novembro de 2009

(Texto: Lucas 15:11-32)

O arrependimento sempre vem por uma conseqüência desastrosa, fruto de uma escolha errada. Ninguém se arrepende de uma coisa boa, somente de algo que lhe possa trazer prejuízo ou sofrimento! Arrependimento é a chamada central de Deus para o ser humano. A escolha foi se afastar do Pai, e isso não deu certo! Mas, se o sofrimento já, por si só, deveria nos levar ao arrependimento, por que Jesus veio a terra para fazer esta chamada? É porque a humanidade está cega e não sabe o real motivo do sofrimento.

Arrependimento é uma atitude, não um sentimento; é uma postura, uma ação que implica em voltar para Deus. Quando uma pessoa está arrependida diante de Deus, ela, primeiramente, reconhece o pecado de afastamento e suas conseqüências, depois volta.

Jesus foi criticado pelos fariseus e os escribas porque recebia os pecadores e comia com eles (Lucas 15:1, 2). Em resposta às criticas, Ele contou uma parábola, conhecida como a parábola do Filho Pródigo.

Nessa parábola, o pecado do filho mais novo foi ter se afastado de casa, desprezado o pai, seu irmão mais velho, e toda a família. Ele quis apenas a herança; ficou mais interessado no que seu pai podia lhe dar do que na sua pessoa. Então ele pediu sua parte, foi para uma terra distante e gastou tudo o que tinha de forma dissoluta. Mas um dia o dinheiro acabou e ele se viu sozinho, rejeitado, faminto... : “E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos. E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada” (Lucas 15:15, 16). Que situação para um jovem de descendência nobre!

Foi aquela condição deprimente que lhe fez despertar! Dois pensamentos básicos lhe ocorreram, que são comuns aos que percebem sua miséria: “E, caindo em si...”, “... Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai...” (Lucas 15:17, 18).

Cair em si é aquela luz que brilha e abre o entendimento sobre alguma coisa que não está no seu devido lugar. A condição extrema de miséria lhe fez lembrar o padrão da casa do pai, sua condição original, e despertou a percepção quanto ao contraste que estava vivendo. Como podemos perceber esse contraste? Somente através da palavra de Deus, pois ela é o padrão para Seus filhos. Ele tem inúmeras promessas para nós, mas não quer nos dar apenas Seus bens, e sim que sejamos participantes da Sua glória e herança, isto é, a Sua Presença!

Depois da consciência, veio uma postura bem determinada quando disse: “... Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai...”. Isto é verdadeiro arrependimento! O rapaz não apenas disse ou cogitou ser esta a atitude necessária, mas, de fato, se levantou e foi. Arrependimento é voltar, é se levantar e voltar. Levantar-se, deixar o “chiqueiro” e dar meia volta em direção à casa do Pai é uma atitude nossa. Voltar para a casa do Pai não é ir à igreja, mas é se humilhar e passar a depender dEle; é amá-Lo acima de tudo e também acima daquilo que Ele pode dar. Têm pessoas que se dizem arrependidas, mas continuam na prática do pecado, longe de Deus. Elas vão a uma igreja, freqüentam os cultos, mas continuam na miséria espiritual. Por quê? Porque estão apenas em busca do milagre, do suprimento de uma necessidade imediata, só isso. É como aquele filho que, ao precisar de dinheiro, volta para casa apenas para pegar uns trocados, depois retorna a sua vida distante do pai.

Humilhar-se é ter a coragem de dizer: “... Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho” (v.21). Isto é reconhecer plenamente o pecado e não dar desculpas ou colocar a culpa em outros; é assumir total responsabilidade pela decisão de pecar. Quando alguém está realmente arrependido por algum erro cometido e confessa, não diz: “desculpa por qualquer coisa que eu possa ter feito...”, ou “se eu errei, me desculpe...”; mas sabe que errou, que erro cometeu e está convencido dele. Assim é para com Deus, pois sem convicção de pecado não há arrependimento.

Não permita mais que o pecado lhe domine. Lembre-se: levantar e voltar são atitudes suas! Ele já está de braços abertos esperando sua volta, como aconteceu com aquele filho. Basta ter decisão e atitude. Faça esta oração:

Pai, estou convencido de que esta não é a condição que o Senhor planejou para mim. Reconheço que, até agora, quis somente Tuas bênçãos, e não Tua presença. Gastei minha vida do jeito que quis e sei que esta é a razão porque estou na miséria espiritual. Mas hoje eu entendi que na casa de meu Pai há suprimento em abundância, por isso caí em mim. Levanto-me e volto para Ti hoje. Quero morar em Tua casa, na Tua presença, e não apenas mendigar as migalhas que caem da Tua mesa. Passo a depender totalmente de Ti para nunca mais voltar à miséria. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário