segunda-feira, 30 de novembro de 2009

GRAÇA GERA GRATIDÃO
Palavra ministrada nas Células de 30 de Novembro À 06 de Dezembro de 2009

(Texto: Lucas 17:11-19)

Jesus estava passando pela fronteira entre Galiléia e Samaria. Os samaritanos eram discriminados pelos judeus por questões raciais. Havia uma divisão entre os dois povos. A passagem de Jesus, que era judeu, naquela divisa, o marco físico da divisão, era uma expressão de Sua missão na terra: unir os povos entre si e toda a humanidade a Deus por meio dEle, o Príncipe da Paz.

Dez homens que, além de samaritanos eram leprosos, saíram ao Seu encontro. A lepra era uma doença incurável e altamente contagiosa, por isso os leprosos eram mantidos isolados, nos leprosários, para que não contaminassem a outros. Jesus, sendo judeu e saudável, tinha dois fortes motivos para rejeitá-los.

O povo samaritano é uma representação daqueles que estão separados de Deus, do outro lado da fronteira, que não experimentam Sua presença; e a lepra é uma representação do pecado. Jesus veio ao mundo para quebrar a barreira de separação entre Deus e os homens por causa do pecado. A ausência de Deus na vida das pessoas causa divisão entre elas, rejeição, preconceito, egoísmo, isolamento... E, assim como a lepra era incurável matando lenta e dolorosamente, o pecado não tem cura e vai destruindo as pessoas aos poucos. Só Jesus pode desfazer as barreiras trazendo paz, e só Ele pode curar a lepra do pecado!

Graça é um presente, uma dádiva que recebemos sem termos feito nada para merecer. A Bíblia diz que Deus nos salva pela Sua graça (Efésios 2:8, 9). A atitude de Jesus para com os leprosos revela alguns aspectos da graça de Deus para com a humanidade:

Recebemos pela fé“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé...” (Efésios 2:8). Aqueles dez leprosos manifestaram fé, e fé é ousadia. Poderiam ter se entregado a autodepreciação e se recolhido ao isolamento achando que não eram dignos. Mas creram em Jesus e não deixaram passar aquela oportunidade. Receber a graça é reconhecer a indignidade, mas ao mesmo tempo crer no amor e na misericórdia de Deus. A atitude dos leprosos correndo ao encontro dEle e clamando por misericórdia revelou fé, que é humildade, rendição, entrega e dependência.

Não discrimina – a graça é para todos. Os leprosos poderiam ter se intimidado pensando que Jesus não lhes daria atenção por ser judeu. Mas Jesus mostrou que ninguém está excluído da graça de Deus. Ele “... Quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (I Timóteo 2:4). Não importa a gravidade do pecado, a intensidade da lepra, Ele nunca rejeita e está pronto a purificar!

É incondicional – Jesus não perguntou nada e não fez qualquer exigência. Ele não quis saber se eram religiosos ou se tinham bom comportamento. Simplesmente os curou, pois sabia que não tinham alternativa. Assim é a graça de Deus, ela não impõe condição, do contrário não seria graça. Independente da raça, religião, posição social..., só Jesus pode resolver o problema do pecado! A Bíblia diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (I João 1:9).

Gera ação de graças – apenas um dos dez voltou para agradecer. Mesmo assim Jesus não retirou a cura dos nove, porque graça não cobra pagamento. Porém, aquele que, de fato, reconhece a graça de Deus sobre sua vida, tem uma postura diferente: é extremamente grato e vibrante em todo tempo, pois sabe que estava perdido e foi achado, estava morto e reviveu. A gratidão é sinal de humildade. Ser grato é reconhecer a graça da vida, entregando a vida como expressão de gratidão Àquele que lhe deu vida.

Os outros nove representam aqueles que menosprezam a graça. Eles recebem a cura, a bênção, o milagre, e depois dão as costas ao Autor do milagre. São ingratos, pois se esquecem de que nada mereciam. Quando uma pessoa se diz crente, mas vive murmurando, sentindo-se injustiçada por Deus, ingrata, fria espiritualmente..., demonstra extrema arrogância, pois se esquece de que era uma leprosa incurável e agora pensa que tem o direito de exigir de Deus alguma coisa! A soberba revela justiça própria!

Deus já disponibilizou a toda humanidade a graça da salvação por meio de Jesus. Ele veio nos tirar do isolamento, curar os relacionamentos e arrancar toda a lepra do pecado. É tempo de correr para Ele com fé, que é humildade e verdadeira atitude de entrega. Esta é a única condição para receber a graça. Faça esta oração:

Pai, eu reconheço que não tenho outra saída. A lepra não tem cura. Só um milagre pode me curar. Sei que a lepra é o pecado, e que só o Senhor pode me perdoar e me purificar. À semelhança daqueles leprosos, corro ao Teu encontro e clamo por misericórdia. Reconheço que não mereço e que dependo somente da Tua graça. Purifica-me de todo pecado e me salva! Como nada posso fazer para pagar minha salvação, Te agradeço humildemente e faço do meu viver uma constante expressão dessa gratidão. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário