segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CISTERNAS RACHADAS
Palavra ministrada nas Células de 09 de Novembro 15 de Novembro de 2009

“O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água” (Jeremias 2:13).

O corpo humano possui entre 70 e 75 por cento de água em sua composição. Esta é a sua necessidade mais essencial. Um ser humano pode viver muitos dias sem comida, mas sem água suas funções renais entram em colapso e ele não sobrevive por muito tempo. O corpo humano foi criado para funcionar com água!

O natural tem forte semelhança com o espiritual. Nossa maior necessidade é Deus, a água espiritual. Ele Se apresenta como Fonte de água viva, que gera e mantém a vida, tanto espiritual quanto física. Deus nos formou e determinou que essa estrutura de espírito, alma e corpo funcionasse pelo suprimento que só Ele pode oferecer.

Quando se compra um equipamento que precisa de manutenção, é absolutamente natural que a garantia esteja condicionada ao uso de produtos e assistência técnica supridos exclusivamente pelo fabricante. Sabe-se que imitações podem comprometer o bom funcionamento e a vida útil do equipamento. Assim é no espiritual, só Deus tem o “produto” certo para nossa nutrição e manutenção: a água viva!

O primeiro crime, ou pecado, que cometemos foi: “... Eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva”. Existe uma sede em nosso interior, que é também chamada de sede existencial. Adão e Eva tinham um relacionamento íntimo e totalmente desimpedido com Deus, por isso bebiam dessa água, a água viva. Um dia, porém, resolveram se desligar da Fonte pensando que poderiam viver sem ela. Eles se afastaram da presença de Deus para tentar viver uma vida independente. A recusa em beber a água da vida é o que se pode chamar Pecado. A soberba, ou auto-suficiência, que entrou na raça humana e está no coração das pessoas, é o verdadeiro significado de Pecado. A rejeição a Deus é uma forma de dizer: “eu não dependo da Fonte para sobreviver”.

Mas, o segundo crime foi: “... E cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água”. Como o ser humano não pode ficar sem água espiritual, ao rejeitar a verdadeira Fonte, se viu forçado a buscar fontes alternativas. Mas cisternas não são fontes, apenas depósitos, que retêm temporariamente águas da chuva ou de outra fonte. Existe no mundo uma busca desenfreada por água. É como se o homem tentasse criar sua própria água, o que é impossível, pois só existe uma Fonte. Então ele se volta para as seitas, religiões, filosofias de vida, drogas, materialismo, dinheiro, imoralidade, enfim, toda sorte de artifícios que possam mantê-lo saciado, pelo menos por alguns momentos. Esta água não é autêntica, e as cisternas rachadas, que não retêm as águas, refletem o seu efeito passageiro. Ela não é suficiente para matar a sede. Essa corrida para as fontes alternativas revelam a rebelião, a recusa em aceitar a autoridade de Deus como Criador e sabedor das nossas necessidades.

Um crime levou ao outro! O pecado principal foi o abandono da Fonte, e, como conseqüência, veio o segundo: cavar as próprias cisternas. O segundo foi inevitável, pois precisamos de água. Isso nos ensina que as atitudes pecaminosas são sempre conseqüências do pecado principal, ou original: soberba, rejeição a Deus, rebeldia, recusa em aceitá-Lo como Fonte. Todos os pecados que cometemos são reflexos da nossa busca pessoal por água em cisternas próprias, que não retêm as águas.

Jesus deixou isso claro ao conversar com uma mulher samaritana que tinha ido buscar água num poço. Ela estava em seu sexto relacionamento com homens, o que refletia uma profunda carência emocional. Seus relacionamentos eram cisternas rachadas que ela cavava na esperança de ser suprida e feliz. Muitas pessoas colocam suas expectativas em pessoas achando que serão supridas, e quando tais relacionamentos se desmoronam, sentem-se rejeitadas e deprimidas. Mas Jesus disse: “... Aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede,...” (João 4:13, 14).

Paramos de pecar, não porque fugimos dos pecados, mas, por estarmos supridos na Fonte, não temos mais necessidade de pecar. Jesus veio nos reconciliar com Deus, a Fonte de água viva. Chega de paliativos, artifícios humanos, fontes alternativas...! Abandone o Pecado da auto-suficiência. Faça esta oração:

Senhor, eu reconheço que abandonei a Fonte de água viva, tentando administrar minha vida e rejeitando o Teu governo sobre mim. Busquei o suprimento em muitas fontes, fui rebelde e obstinado. Enganei-me achando que poderia viver longe dos Teus princípios. Mas hoje me arrependo e volto para Ti. Reconcilio-me contigo agora e passo a beber somente da Tua água. Destruo hoje todas as cisternas rachadas que cavei para mim e me aproprio da Fonte de água viva que nunca vai se esgotar. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário