quarta-feira, 7 de abril de 2010

A IGREJA ORIGINAL

A IGREJA ORIGINAL
Palavra Ministrada nas Células de 5 à 11 de Abril
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)

Como foi o acompanhamento em parceria na semana anterior?

2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR (15 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (45 minutos)
Aonde a Igreja se reunia nos primeiros séculos? (I Coríntios 16:19; Romanos 16:5; Colossenses 4:15; Atos 5:42). Por que é tão difícil voltarmos a essa prática?
Como eram as reuniões da Igreja? (Efésios 5:19; Colossenses 3:16; I Coríntios 14:26). Que benefícios isso trazia?
A Igreja vivia a prática do “uns aos outros” (Gálatas 6:2; Romanos 15:7; Efésios 4:2, 32; 5:21). Qual o único contexto em que isso se torna possível?
Como você pode contribuir para que a Igreja volte a ser como no início?

4. COMENTÁRIO DO ASSUNTO (15 minutos)
Em seus primeiros anos de existência a Igreja exerceu um papel impactante e transformador na sociedade – “... Estes que têm alvoroçado o mundo, chegaram também aqui” (Atos 17:6). Naquele tempo ser cristão era um estilo de vida, portanto, muito diferente do que se vive hoje. Com o passar dos séculos a Igreja perdeu sua força e se tornou u uma instituição. Ela saiu das casas e foi para os templos.
Os cristãos primitivos pensavam totalmente diferente de nós a respeito da Igreja. A Igreja eram as pessoas..., em primeiro lugar, em último e sempre. Não havia hierarquia, nem seminários teológicos, nem faculdades cristãs, nem escola dominical, nem corais, apenas grupos pequenos de crentes, pequenas comunidades! No início não havia nem mesmo um Novo Testamento. Tudo o que tinham era a comunhão; nada mais; nenhuma posição, nenhum prestígio, nem honra...
Na atualidade o pensamento popular se apegou a um prédio como sendo o símbolo identificador da igreja e a ênfase foi colocada em grandes e imponentes estruturas e sólidas catedrais. No início, “trabalhar na igreja” significava utilizar um dom ou exercer um ministério entre os cristãos onde quer que estivessem. Mas, lentamente passou a se tornar uma atividade religiosa dentro de um prédio... Essa distorção resultou em uma igreja tristemente empobrecida, que tem tido pouco impacto sobre o mundo e que se recolhe cada vez mais em um impotente isolamento.
A Igreja se reunia nas casas e os cultos eram participativos em vez de culto de espectadores (conforme textos acima). Era o ambiente propício para que as pessoas pudessem se expressar e edificarem umas as outras através dos dons espirituais (I Coríntios 14:26). O contexto comunitário permitia aos irmãos praticarem a mutualidade, a dinâmica “uns aos outros”!
Jesus disse: “... E sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18). O projeto de Deus não mudou – “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar” (Mateus 24:35). Tudo mudou, mas a Igreja não mudou, ela continua a mesma!
A célula é a própria Igreja, a família de Deus, onde todos os propósitos da Igreja se desenrolam. Através dos relacionamentos é que se desenvolve maturidade e se gera filhos espirituais. Esta é a Igreja que impacta e transforma a sociedade, pois está infiltrada na comunidade, cumprindo o “Ide” de Jesus (Mateus 28:19, 20). Células saudáveis tornam a igreja saudável que, por sua vez, se torna sal e luz neste mundo em decadência!

5. APLICAÇÃO (5 minutos)
Orem dois a dois pedindo que Deus abra o entendimento sobre o que significa viver em comunidade e também unção para transferir esses princípios aos filhos espirituais.

Aplicação entre os parceiros (próxima semana):
Qual a sua maior dificuldade no desafio de viver em comunidade? Orem uns pelos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário