segunda-feira, 26 de abril de 2010

RELACIONANDO-SE COM O PAI

RELACIONANDO-SE COM O PAI
Palavra ministrada nas células de 26 de Abril à 02 de Maio
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)
Quando Deus começou a ser mais do que uma palavra para você? (o líder começa).

2. ORAÇÃO INICIAL (05 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO – Lucas 10:38-42 (30 minutos)
O que nos faz agir como Marta e o que é necessário acontecer para que possamos agir como Maria?
Os seus sentimentos de valor próprio surgem de suas realizações e conquistas ou de relacionamentos e experiências?
Quais as “muitas coisas” que distraem, preocupam e aborrecem você a ponto de não poder concentrar-se nas “melhores coisas”?
O que precisa acontecer em sua vida para que você tenha a atitude de Maria em relação a Cristo?

Comentário do assunto (Este texto é para que o facilitador estude o assunto a fim de que não se perca o foco durante a reflexão. Não é necessário ministrar todo o conteúdo novamente, apenas use-o para observações e complementos necessários).
Toda a palavra de Deus é uma história de relacionamentos: o desejo de Deus de Se relacionar com o homem, a quebra desse relacionamento pelo pecado e a restauração por meio de Jesus.
À semelhança de outros relacionamentos, relacionar-se com Deus implica em comunicação, e isso demanda tempo. Deus Se comunica conosco de duas formas fundamentais: através da Sua palavra e da oração. Quando meditamos na palavra de Deus recebemos revelação da Sua vontade para nossa vida, que é sempre boa, perfeita e agradável.
A oração, por sua vez, é um convite a intimidade. Não é uma formalidade sem vida ou uma simples recitação memorizada de uma lista de petições a Deus. É um diálogo, uma conversa. De fato, precisamos de habilidade para escutar a Deus, não apenas para atender nossas necessidades, mas também para interceder por outras pessoas.
As células só funcionam se houver um relacionamento adequado de todos com Deus e uns com os outros. Sem o devido relacionamento, as células se reunirão apenas para um programa social no nível da alma e não do espírito. A presença de Jesus numa reunião é resultado de um estilo de vida de relacionamento!
Quando os membros da célula têm o hábito de entrar diariamente em seus “quartos de escuta” com a célula em mente, certamente a reunião se torna sobrenatural! Para que os crentes se tornem canais de edificação, devem estar primeiro em contato com a Fonte. O ouvir precede o ministrar, como ocorria com o Senhor. (João 5:19, 20).
Entender nosso relacionamento com Deus e como devemos vivenciá-lo fará toda a diferença do mundo numa célula. Existem, na realidade, duas abordagens a respeito da vida na célula: a de Marta e a de Maria (Lucas 10:38-42).
A de Marta é a do desempenho. Marta queria impressionar a Jesus pelas suas obras. Ela representa as pessoas que trocam os valores: ao se ocuparem tanto com as “coisas de Deus” chegam a ponto de se distraírem. Acham que são as únicas que trabalham e criticam os que, a seu ver, não produzem nada para Deus. Para elas, realizar a tarefa é mais importante, mesmo que os relacionamentos sofram com isso.
A abordagem de Maria tem seu foco na Pessoa de Jesus. Seu maior desejo é ouvir a voz de Cristo. São as pessoas que recebem cura de suas feridas e descanso para a alma ao priorizar o estar com Ele. Jesus disse que Maria escolhera a melhor parte, sendo a única necessária. Esta não lhe seria tirada – produz essência, traz edificação, gera fruto espiritual. Nossa dificuldade é nos convencermos de que esta é a parte mais importante, diante de tantas necessidades a serem supridas e tanto trabalho a fazer!

4. APLICAÇÃO (10 minutos)
Dois a dois, confessem suas dificuldades de entrarem diariamente no “quarto de escuta”. Orem um pelo outro.

Como você tem se sentido em relação à célula? Reservem alguns minutos para intercederem juntos por cada membro e também pelos afastados.

5. EVANGELISMO (10 minutos)
O propósito de toda célula é crescer e multiplicar, do contrário ela morre! Facilitador, enfatize este assunto e permita que os discípulos compartilhem sobre as pessoas que têm como alvo. Intercedam juntos por esses nomes, lembrando que cada célula está sendo desafiada a alcançar uma pessoa e levá-la ao próximo Encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário