segunda-feira, 3 de maio de 2010

RELACIONANDO-SE COM OS OUTROS POR MEIO DA CRUZ

RELACIONANDO-SE COM OS OUTROS POR MEIO DA CRUZ
Palavra Ministrada nas Células de 03 à 09 de Maio
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)
Você acha que é uma pessoa de fácil relacionamento?

2. ORAÇÃO INICIAL (05 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (25 minutos)
Nenhum dos discípulos se dispôs a realizar o costumeiro lava-pés. Por quê? (João 13:1-17).
Na Igreja, por que é tão difícil servir aos outros?
De que maneira você “lava os pés dos outros”?
Qual a origem dos conflitos? Eles podem ser evitados? Por quê?
Qual a única maneira de entrarmos na comunidade espiritual e vivermos relacionamentos saudáveis? Fl 2:4-8; Rm 6:5, 6.
Comentário do assunto (Este texto é para que o facilitador estude o assunto a fim de que não se perca o foco durante a reflexão. Não é necessário ministrar todo o conteúdo novamente, apenas use-o para observações e complementos necessários).
Jesus nunca desprezou as massas, mas Sua prioridade, por três anos, foi viver em comunidade com doze homens. A célula liderada por Ele era composta por pessoas muito diferentes umas das outras. Por exemplo, Simão, o zelote; e Mateus, o publicano. Os zelotes formavam um partido de cunho reacionário ao domínio romano, enquanto que os publicanos eram cobradores de impostos, que se corromperam em subserviência a um governo estrangeiro. Eram dois extremos: um judeu patriota e um não-patriota!
A união dos opostos não foi acidental, mas planejada por Jesus como profecia do futuro. Os doze eram o embrião da Igreja, que nasceria na cruz, na qual as diferenças não seriam levadas em conta Cl 3:11. A qualidade de uma célula não depende das pessoas participantes. Quando ela se multiplica, apesar de os rostos terem mudado, o fluir do poder do Espírito permanece constante!
A única coisa que os mantinha juntos era a Pessoa de Jesus. Esta é a chave para funcionarmos em células. Em cada grupo pequeno haverá diferenças e conflitos, porém, a maneira de tratarmos os conflitos é que faz toda a diferença!
Uma das razões que resultam em conflitos são os interesses pessoais. Como nenhum de nós é capaz de responder a todas as necessidades e expectativas do outro, é imprescindível que mantenhamos o foco no mais importante: vivermos na presença e no poder de Cristo em comunidade. Assim, Cristo se torna o ponto central!
Há uma diferença entre conflitos saudáveis e conflitos destrutivos. Um conflito saudável é discordar com honestidade de algo que está sendo discutido no grupo, com o objetivo de promover crescimento, cura, unidade, paz e consenso entre todos. Entretanto, um antagonista deve ser identificado e devidamente confrontado. Este tem apenas interesses pessoais, por isso quer desviar a atenção, controlar os outros, ganhar as discussões, gerar facções e enfraquecer a liderança.
Não existe comunidade para o homem sem a cruz. Quando morremos para o individualismo, nasce a comunidade espiritual (Ef 2:13-16). Mesmo a perfeita Comunidade de Deus o Pai, o Filho e o Espírito não poderiam alcançar o homem longe da cruz, sem o esvaziamento do próprio Jesus Fl 2:7-11. O cristão entra na comunidade espiritual da mesma maneira Rm 6:5, 6.
Portanto, a revolução de Cristo começou naquela quinta à noite, antes da crucificação, no cenáculo, com dois novos conceitos: bacia e toalha – líder servo; pão e vinho – comunidade espiritual (João 13:1-17). Ao lavar os pés dos discípulos o Mestre estabeleceu a nova maneira de liderança: servir. Ele abalou toda a ordem social que usava a força para liderar — “o maior servirá o menor”. A Ceia do Senhor estabeleceu a nova maneira de se relacionar: comunidade espiritual. Cristo habitou e revestiu de poder esta nova comunidade espiritual!

4. APLICAÇÃO (10 minutos) Compartilhem sobre as dificuldades de relacionamento e serviço. Orem um pelo outro.
Encontrem-se para prestarem algum serviço um ao outro.

5. EVANGELISMO (10 minutos)
O propósito de toda célula é crescer e multiplicar, do contrário ela morre! Facilitador, enfatize este assunto e permita que os discípulos compartilhem sobre as pessoas que têm como alvo. Intercedam juntos por esses nomes, lembrando que cada célula está sendo desafiada a alcançar uma pessoa e levá-la ao próximo Encontro.

Um comentário: