domingo, 21 de novembro de 2010

QUEM SOU EU? DE ONDE EU VIM? PRA ONDE EU VOU?

Palavra ministrada na célula de 22 até 28 de novembro.

1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (05 minutos)
Alguma vez um estranho ou de alguém que não te reconheceu, te perguntou: “Quem é você?”
Em outras palavras a pergunta é: “você tem uma identidade, algo que te identifica?

2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR E OFERTAS (05 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (25 minutos)
· Gn 1:26-28
Todos nós precisamos saber entender quem somos. A maioria das pessoas caminha toda uma vida sem nunca se questionar acerca da sua maneira de ser e de sua própria identidade.
· Deus nos cria sua imagem e semelhança, nos cria para sermos dominadores, e será que temos nos portado de forma condizente com o projeto da criação?
· Será que sabemos de onde viemos?
· E para onde estamos indo?
Comentário do assunto
Precisamos conhecer tanto o projeto da criação, quanto a maneira que temos vivido no tocante ao nosso caráter, integridade, relacionamento com Deus, possibilidades e limitações, para que possamos corrigir os defeito e intensificar o que fazemos de correto aos olhos de Deus.
Deus nos chama para renovar nossa mente e entender que devemos seguir o projeto que Ele criou para nossa vida. Nossos conceitos não podem ser os conceitos do mundo, pois afinal, só estamos aqui, mas não somos daqui. De onde somos então?
Esta pergunta fala sobre a fonte de nossa vida. Existe um princípio de que todas as coisas são criadas a partir de algo e só se manterão vivas se permanecerem conectadas à fonte que as criou. A fonte é o que gera e continua alimentando a existência. Deus nos ensina que “somos um espírito, que tem uma alma, e que habita num corpo”. Gn 2:7 fala que Deus formou o homem do pó da terra e após formá-lo, soprou em suas narinas “o fôlego de vida” e o homem foi feito alma vivente.
O corpo humano precisa estar ligado à terra (água, comida e oxigênio) para sobreviver, assim como nosso espírito precisa estar conectado em Deus como fonte de vida eterna. É Deus quem nos mantém vivos, Ele é quem alimenta nosso espírito através de sua palavra, “nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. Precisamos estar ligados à “videira verdadeira”.
Quando entendemos quem somos, de onde viemos não fica difícil entendermos para onde iremos, ou seja, qual o propósito de Deus para nós.
Deus nos quer ao seu lado eternamente. Ele nos ama muito e quer o melhor para nós Jr 29:11 “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”.
Deus nos quer tanto ao ponto de nos adotar como filhos e nos fazer seus herdeiros mediante a entrega de nossa vida a Ele. Junto a Deus nossa identidade, alem de filhos legítimos mostra que somos dominadores sobre o mal, que somos muito mais do que vencedores e que podemos todas as coisas naquele que nos fortalece.

4. APLICAÇÃO (05 minutos)
Faça esta oração: “Senhor Deus, me ajude a entender quem eu sou. Entender que preciso estar ligado ao Senhor para que possa conhecer Seus propósitos para minha vida e que direção devo tomar, para onde devo caminhar. Eu quero prosperar! Dê-me, a partir de hoje, uma vida nova. Eu te peço em nome de teu filho Jesus. Amem!”

5. EVANGELISMO (10 minutos)
Orem pelo propósito dos “21 dias para transformar sua vida”. Seja você um ceifeiro. O Senhor nos dará uma colheita sobrenatural.

2 comentários:

  1. Ótima palavra que Deus continue a usa-Los sempre.

    ResponderExcluir
  2. Estudo maravilhoso que Deus possa continuar te abençoando sempre parabéns.

    ResponderExcluir