domingo, 27 de fevereiro de 2011

honra

HONRA

1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (05 minutos)

· Você sabe o que é honrar? R. Honrar é reconhecer o valor.

· Você acha que a honra é algo importante em nossa vida? Por que?

2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR E OFERTAS (05 minutos)

  • Ensine sobre a importância de uma oferta. Você mostrará sua maturidade obedecendo a direção de fazer a oferta na célula, abordando este assunto com sabedoria fé e temor a Deus.(Não esqueça de pegar o malote para a oferta com o Pr Dagoberto ou na Secretaria).

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (25 minutos) (Êxodo 20:12 e 1ª Samuel 2:30)

“A honra é um mandamento que prolonga a vida”

Comentário do assunto

A honra é um mandamento. O primeiro mandamento seguido de promessa. Dos dez mandamentos, sete falam sobre honra.

Infelizmente a cada nova geração o princípio da honra se perde um pouco mais. Filhos desonram seus pais por não entenderem esse princípio e por não serem ensinados dentro dele, resultando assim, em famílias destruídas.

As pessoas não aprendem mais a honrar os mais velhos. A quem não sabe honrar uma pessoa que vê e com quem convive, como honrará a Deus que não vê?

1Samuel 2 Conta a história de um sacerdote. Seus filhos desonraram ao Senhor Deus e ele não fez nada a respeito disso, não os corrigiu, nem repreendeu, ele honrava mais aos seus filhos do que a Deus. Por conta disso, Deus destituiu Eli da posição de Sacerdote e seus filhos morreram juntos todos no mesmo dia. Eli também morreu quando recebeu a notícia do falecimento dos rapazes.

A desonra está matando relacionamentos entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre amigos, entre patrões e empregados. E desonra traz a morte.

No versículo 30, do capítulo 2 de 1ªSamuel, Deus diz que honrará aqueles que O honrarem, mas desprezará aqueles que O desprezarem. Eli escolhido como um sacerdote. Recebeu honra de Deus perante o povo. Deus honra as pessoas publicamente e, da mesma forma, precisamos estabelecer este relacionamento com Ele. Honrando-o com tudo que somos e com tudo que temos.

Esaú desprezou a primogenitura e a honra de ser o patriarca de Israel. Foi algo ao terrível na sua vida, que a Bíblia conta que ele procurava um lugar para arrepender-se de sua atitude, porém não o encontrou.

Muitas vezes, sua atitude de desonra o levará a uma situação que não terá volta. Desprezar a Deus, aos pais, ao líder, ao pastor, aos governantes e a todos aqueles que Deus colocou para te abençoar é desonra.

Dar as costas para um rei era motivo de desonra. Mas hoje é comum ver os filhos, maridos, esposas, discípulos, funcionários, agindo com desprezo e indiferença, virando as costas e carregando o pecado da desonra.

O filho pródigo desonrou o seu pai desperdiçando a herança, mas veja que ele entendeu seu erro e foi até seu pai declarar que pela desonra, já não era digno de ser chamado de filho.

O arrependimento é o ato de voltar e não fazer mais aquilo que fazia antes. É um ato de honra.

Honra a quem Deus tem colocado em sua vida e, principalmente, honre a Deus com tudo que você tem. Ele o honrou primeiro permitindo que você chegasse até esta posição.

4. APLICAÇÃO (05 minutos)

Faça esta oração: Senhor Deus e meu Pai Celestial, hoje venho até Ti pedir perdão por toda desonra que cometi contra o Senhor e contra as pessoas que me ajudaram. Quero ter oportunidade de concertar isso. Ajude-me em nome de Jesus. Amém.

5. EVANGELISMO (05 minutos)

Fale do amor de Jesus, e do privilégio e vantagens de ser chamado a semear uma semente preciosa.

2011 será “o ano aceitável do Senhor”. Creia, as pessoas o receberão como Senhor e Salvador com muita facilidade.

“GANHAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR, E ENVIAR”

Deus te abençoe!

Líder: Deus te chamou para voar muito alto num vôo glorioso, mas lembre-se que para ocorrer este “vôo glorioso”, é preciso deixar a segurança, a tranqüilidade e o conforto do ninho.

Um comentário: